O cooperativismo de crédito catarinense e gaúcho viveu uma noite de celebração com o lançamento da trilogia Um Elo Entre Vidas. O evento aconteceu na quarta-feira (10), no Costão do Santinho, em Florianópolis, e reuniu mais de 320 pessoas, entre elas os 99 protagonistas que tiveram as trajetórias registradas nos livros.

Continua depois da publicidade

Além disso, participaram familiares, patrocinadores e apoiadores do projeto. O ponto alto foi a entrega oficial dos livros, com uma tiragem de mais de 15 mil exemplares impressos. Todos os detalhes foram pensados para destacar os homenageados e reconhecer a importância do projeto, fortalecendo a história do Sistema Sicoob SC/RS.

O lançamento simbolizou a valorização de pessoas que se dedicaram às cooperativas e às corretoras e deixaram marcas que seguem inspirando. Cada narrativa da trilogia reforça a essência do cooperativismo, que vai além da gestão financeira e contribui para a formação de comunidades.

Da ideia à trilogia

O projeto nasceu durante um treinamento no Sicoob SC/RS, quando a palestrante Mariluce Lemos Guetten Ribeiro, sócia-fundadora da FAMA Desenvolvimento Humano, ouviu relatos emocionantes de colaboradores. A experiência despertou a curiosidade sobre quantos outros poderiam existir pelo Sistema.

A iniciativa ganhou força quando ela compartilhou a ideia com Elisete Cavalieri, então diretora administrativa do Sicoob SC/RS Central. Juntas, transformaram-na em um projeto estruturado e o apresentaram aos presidentes do Sistema. Inicialmente pensado como um único livro, a ideia se expandiu para trilogia, que conta histórias dos pilares do cooperativismo: colaboradores, associados e dirigentes.

Continua depois da publicidade

— Nosso objetivo, desde o início, foi claro: deixar um legado, reconhecendo e celebrando os feitos dessas pessoas. Registrar suas realizações, que são valiosas fontes de inspiração, enaltecendo-as enquanto estão entre nós! —  destaca Mariluce.

Uma noite de homenagens

Com um lançamento em grande estilo, o evento contou com discursos, vídeos e depoimentos. Empresas apoiadoras também foram reconhecidas, entre elas NSC, Ocesc, MAG, Coopercompany e AuroraCoop.

A Confebras, responsável pela produção editorial, também foi parceira. Com editora própria, Um Elo Entre Vidas transformou-se no maior projeto editorial já conduzido pela entidade.

— A relevância de materializar em um livro, em papel, poder sentar em um final de semana em família e reconhecer o legado de cada um nessa trilogia. Agora temos o registro histórico disso, e o Sicoob SC/RS ficou marcado como uma corporação que tem essa preocupação — afirma Elisete.

Continua depois da publicidade

O presidente do Sicoob SC/RS, Rui Schneider da Silva, reforçou a relevância da obra como estímulo para novas conquistas. 

— Temos feito um grande trabalho, mas há muito o que fazer ainda. Essa trilogia que está sendo lançada é um incentivo para as pessoas que já fizeram e ainda farão muito pelo Sistema Sicoob — comenta. 

Registro histórico e legado

— Essa trilogia vai muito além de ser uma simples coletânea de histórias. É uma celebração do que o Sicoob SC/RS representa: um espaço onde sonhos são realizados, talentos são lapidados e vidas são transformadas.. A coleção cumpre esse papel — ressalta Mariluce.

O projeto Um Elo Entre Vidas representa um marco no reconhecimento humano do Sistema Sicoob SC/RS. Cada livro reafirma o compromisso de valorizar pessoas, fortalecer laços e eternizar histórias que inspiram gerações.

Continua depois da publicidade

— A trilogia é simbólica porque mostra que o Sicoob SC/RS valoriza igualmente todos os que contribuem para o sucesso das cooperativas — finaliza Elisete.