nsc

publicidade

Oeste Catarinense

Lar de idosos de SC recebe visitas semanais dos cães da PM

Segundo a presidência do abrigo, a interação com os animais tem trazido resultados positivos aos residentes

22/07/2019 - 10h25 - Atualizada em: 22/07/2019 - 18h35

Compartilhe

Por Redação NSC
(Foto: )

Os idosos de um asilo de Xanxerê, Oeste do Estado, têm recebido visitas de quatro patas, semanalmente. As informações são da NSC TV.

O projeto, "Cão Terapia", que já vigora há 6 meses, leva Roma, Margo e Aroldo até o lar onde vivem os vinte e cinco idosos, ajudando na convivência, saúde e bem-estar dos residentes. E é graças ao trabalho voluntário do policial militar Edemar da Silva que isto é possível.

Edemar é policial militar e há sete anos cuida do canil da PM em Xanxerê. Toda segunda-feira ele leva os cães para o lar dos idosos para coordenar a terapia:

— Pra nós não tem nada que seja mais gratificante que isso. Ver eles recebendo a gente de braços abertos. E claro que a gente traz aqui, vem ajudar mas a gente sai daqui renovado, porque a alegria e o carinho que os idosos repassam pra mim e pros cães também é algo que não tem como mensurar — falou.

Companhia que faz bem

reprodução/NSC TV
(Foto: )

Seu Amadeu é um exemplo de que a relação com os cães traz bons resultados, pois desde que o idoso começou a brincar com Roma, a cadela, tem conseguido dar pequenos passos e aos poucos largar a cadeira de rodas.

Osmar Sebenello, de 72 anos, é outro residente do lar que não abre mão de nenhuma das atividades com os animais:

— A gente gosta dos bichinhos. A gente se sente bem, né? Gosto muito deles — disse.

Silvia Maria Neckler, presidente do abrigo, relata que como alguns idosos são mais carentes, os cachorros conseguem transmitir atenção e carinho, deixando eles mais tranquilos. Silvia também conta que alguns não têm família, depositando sentimentos em outras pessoas e nos animais:

— O cachorro faz com que eles se unam, né? Porque é um objetivo, é ficar junto com os cachorros. Então eles vêm aqui pra fora, fica todo mundo reunido, caminham, o que é mais importante: a locomoção deles melhorou bastante porque estimula, os cachorros caminham bastante, e eles vão junto.

Deixe seu comentário:

publicidade