nsc
nsc

publicidade

Sabor Catarina apresenta

Lasanha vai bem com tudo: Confira receitas com frango e com carne suína 

Versátil, o prato cheio de camadas pode ser feito com diversos ingredientes  

08/11/2019 - 14h55

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
lasanha
Lasanha
(Foto: )

Lasanha! Basta ouvir o seu nome para imaginar o sabor, o cheiro, aquele gosto delicioso que parece nos abraçar. Além da sensação de aconchego, a lasanha é rápida de ser feita e leva ingredientes saborosos facilmente encontrados na despensa, como massa, queijo, presunto, carne moída e molho de tomate.

Todas essas vantagens tornaram o prato bastante popular no Brasil, sendo preparado de norte a sul, e de diversas maneiras. Flexível, a receita se adequa a várias situações e agrada tanto em um tradicional almoço de família quanto em um jantar romântico.

Onde será que a lasanha nasceu

Apesar de aparentar ser um prato italiano, há indícios de que a lasanha pode ser originária da Grã-Bretanha. Isso porque, em um dos primeiros livros da culinária inglesa, escrito pelos cozinheiros que serviam o rei Ricardo II, em 1930, existe a receita de Loseyns, cuja pronúncia é “lasan”. Tal prato seria feito com camadas alternadas de massa, caldo, especiarias e queijo ralado.

A verdade é que a origem desta deliciosa iguaria é incerta porque tanto os gregos quanto os chineses também criaram pratos de massa montados em camadas semelhantes à lasanha. De qualquer forma, foi na Itália que ela ganhou força, com o molho de tomate e a carne.

No Brasil, ela também se tornou famosa e versátil. Para aflição dos italianos mais puristas, a lasanha por aqui tem inúmeras interpretações e pode ser feita com cogumelos, bacalhau, carne suína, frango ou salmão. E até mesmo não ter proteínas, nem tomate. Aliás, as versões mais modernas não levam nem mesmo a massa – ela foi substituída por fatias de berinjela ou abobrinha, por exemplo.

Lasanha de berinjela
Lasanha de legumes
(Foto: )

Conheça duas receitas diferentes de lasanha para você experimentar e estimular sua criatividade.

Lasanha de frango com molho branco

Ingredientes

250 gramas de massa de lasanha fresca

3 colheres (sopa) de manteiga

½ cebola ralada

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

4 xícaras (chá) de leite integral

1 colher (chá) de sal

1 pitada de pimenta do reino

1 pitada de noz moscada

1 lata de creme de leite

1 cebola ralada

2 colheres (sopa) de manteiga

6 tomates sem pele ou sementes, picados

600 gramas de frango já cozido e desfiado

3 envelopes de tempero de legumes

2 colheres (sopa) de salsa picada

2 xícaras (chá) de queijo muçarela ralado

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Cozinhe a massa da lasanha seguindo as instruções da embalagem e reserve em um tigela com água fria até a hora de montar o prato.

Faça o molho: em uma panela média, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Adicione a farinha de trigo e mexa até dourar. Vá colocando o leite aos poucos e deixe cozinhar por cinco minutos mexendo sempre até encorpar. Acrescente a pimenta, a noz moscada, o sal, o creme de leite, misture e desligue o fogo. Reserve.

Faça o recheio: em outra panela média, aqueça a manteiga e refogue o tomate e a cebola. Adicione o frango desfiado, o tempero de legumes e deixe refogar por alguns minutos. Acrescente a salsa e misture.

Na hora de montar, comece colocando uma camada de molho branco e outra de massa por cima. Coloque novamente o molho e, por cima, acrescente uma camada de recheio e outra de muçarela. Repita as camadas terminando com uma camada de molho e uma de parmesão ralado.

Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire quando estiver gratinado e sirva.

Lasanha de pernil suíno com cerveja

Ingredientes

400 gramas de massa para lasanha

800 gramas de pernil suíno

400 ml de caldo de legumes

300 ml de água

azeite de oliva

2 cebolas roxas

1 cenoura cortada em cubinhos

2 talos de aipo cortados em cubinhos

2 latas de tomate pelado

500 ml de cerveja escura

1 ramo de tomilho

sal

pimenta preta

molho branco ou molho bechamel

parmesão ralado na hora

Modo de preparo

Faça o recheio: comece cortando o pernil em pedaços pequenos. Coloque uma panela no fogo com um pouco de azeite e sele a carne. Adicione o caldo e a água até cobrir o pernil, e deixe cozinhar. Quando ela estiver desmanchando, desfie. Em outra panela, refogue a cebola no azeite. Acrescente a cenoura e o aipo e continue refogando. Adicione os tomates e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Depois, coloque a cerveja, o tomilho, o sal e a pimenta. Espere reduzir por cerca de 15 minutos até o molho engrossar um pouco. Por fim, cozinhe a massa da lasanha seguindo as instruções da embalagem.

Na hora de montar, comece com uma camada de molho branco na tigela. Em seguida, coloque a massa e o molho novamente. Por cima, disponha uma camada de carne desfiada. Repita essa sequência até o final e termine com uma boa camada de molho branco e parmesão ralado. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire quando estiver gratinado e sirva.

Conheça mais receitas que valorizam a proteína catarinense.

Deixe seu comentário:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade