nsc

publicidade

Natureza

Leão-marinho de 250 kg é encontrado morto em praia de Florianópolis

Animal foi avistado nesta quarta-feira (16), na areia da Praia do Campeche

16/05/2019 - 19h47 - Atualizada em: 16/05/2019 - 21h12

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Foi preciso usar uma retroescavadeira para auxiliar na retirada do animal da praia
Foi preciso usar uma retroescavadeira para auxiliar na retirada do animal da praia

Um leão-marinho de aproximadamente 250 quilos foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (16) na areia da Praia do Campeche, em Florianópolis. De acordo com a Associação R3 Animal, o mamífero já estava em estado de decomposição e não possuía marcas de ferimentos causados por algum tipo de interação com humanos.

O leão-marinho foi retirado da praia com a ajuda de uma retroescavadeira da Prefeitura da Capital. A carcaça do animal foi encaminhada para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM), para que seja feita uma necropsia. O objetivo é identificar o sexo e a possível causa da morte.

A associação diz que os leões-marinhos fazem parte de um grupo de animais que podem ser vistos com frequência no litoral catarinense, durante o período de inverno. Esses mamíferos, assim como lobos-marinhos, elefantes-marinhos e focas, vivem nas costas do Uruguai e da Argentina e saem do habitat natural em busca de alimento.

Quem avistar um desses animais nas praias, bem como aves ou tartarugas, mortos ou vivos, deve entrar em contato com a R3 Animal, pelo telefone 0800 642 3341. Quando os animais estão debilitados, o grupo atua para ajudar na recuperação e soltura deles de volta à natureza. Em caso de mortes, a associação promove estudos para identificar as causas e sugerir medidas para tentar proteger o restante da fauna marinha da região.

O projeto faz parte de uma ação de compensação ambiental promovido pela Petrobras, em função do trabalho para prospectar petróleo no litoral brasileiro. A ação é realizada de Laguna, no Sul de Santa Catarina, até Saquarema, no litoral do Rio de Janeiro. Em Florianópolis, a R3 Animal é responsável pelo trabalho de acolhimento dos animais.

Deixe seu comentário:

publicidade