nsc
    dc

    Desconforto

    Leite diminui a queimação? Veja mitos e verdades sobre a azia

    De acordo com a OMS, 20 milhões de brasileiros sofrem com o problema

    07/03/2017 - 09h00 - Atualizada em: 21/06/2019 - 22h00

    Compartilhe

    Por Redação NSC

    Desvendamos cinco mitos e verdades sobre a azia

    – Normalmente, se pegar a população geral, todo mundo teve azia alguma vez na vida – avalia o chefe do Serviço de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital Moinhos de Vento, Ismael Maguilnik.

    Leia mais:

    Refluxo: causas, tratamento e consequências

    Intoxicação alimentar: causas, tratamento e como evitar

    Mas antes de começar a falar do problema, é preciso estar ciente dos tipos de azia. Tem aquele provocado pela alimentação (esse que você ainda pode ter) e aquele relacionado ao refluxo. O primeiro caso aparece depois da ingestão de grande quantidade de comida e até de episódios de estresse ou preocupação. Já quem sofre com refluxo, quando o suco gástrico faz o caminho contrário dos alimentos, pode ter como gatilho o consumo de café, bebidas alcoolicas, alimentos gordurosos (em excesso) e o tabagismo.

    – A gordura retarda o esvaziamento do estômago e, para quem tem tendência ao refluxo, pode ser um desencadeante – explica o professor titular da UFRGS Carlos Fernando de Magalhães Francesconi.

    Independentemente do que provocou a azia, receitas do tempo da vovó não faltam na hora de apagar a queimação. Com a ajuda dos dois especialistas, listamos cinco mitos e verdades que rondam o problema.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas