nsc
santa

Participação do leitor

Leitora comenta espetáculo O Diário de Genet, apresentado nesta terça-feira no Fitub em Blumenau

A jornalista Nane Pereira diz o que achou da montagem do Ateliê Voador Companhia de Teatro

23/07/2014 - 12h51

Compartilhe

Por Redação NSC
O Di[ario de Genet passeia pela hist[oria, os desejos e os amores de Genet
O Di[ario de Genet passeia pela hist[oria, os desejos e os amores de Genet
(Foto: )

O 27º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) chega ao fim nesta quinta-feira. Já saudosos, os leitores do Santa aproveitam os últimos repiros do festival para comentar os espetáculos que assisitiram até agora.

Veja o que a jornalista Nane Pereira, de Blumenau, tem a dizer sobre O Diário de Genet, que foi apresentado na noite de terça pela Ateliê Voador Companhia de Teatro, de Salvador (BA):

"Noite de terça-feira, após o dia alvoroçado de trabalho, uma ligação: teatro hoje? Sim! Teatro hoje! Nada como ter um festival internacional de teatro acontecendo na cidade para aguçar ainda mais a sede por arte. A doce válvula de escape. No palco do pequeno Auditório Willy Sievert, do Teatro Carlos Gomes, via-se: meia dúzia de lâmpadas, algumas folhas de papel, e muito, muito talento.

Dois atores em perfeita harmonia deram um refinado espetáculo de interpretação. O Diário de Genet, com texto e direção de Djalma Thürler, produção do Ateliê Voador Companhia e Teatro (BA), é um mergulho no pensamento político do escritor, poeta e dramaturgo francês, Jean Genet (1910-1986). Com um início despretensioso e uma linguagem contemporaneamente afiada 'cheio de amor, cheio de terra', a peça gira em torno da história, dos desejos transgressores, da não escolha (infância), da marginalidade como identidade e das paixões de Genet.

A interpretação intimista faz do público confidente. A não linearidade dos textos, a poesia nos pequenos detalhes da iluminação e a entrega dos atores faz-nos pensar e cutucar com as unhas as crostas de hipocrisia que insistem em permanecer em nós... Nada como ter um festival internacional de teatro acontecendo na cidade."

Quer participar também? Envie um e-mail para lazer@santa.com.br comentando como foi a sua passagem pelo Fitub: quais espetáculos mais gostou, o que achou dos shows, como foram as oficinas, entre outras coisas.

Colunistas