publicidade

Cotidiano
Navegue por

Trânsito

Licenciamento digital de veículos será habilitado em  Santa Catarina

Motoristas poderão usar aplicativo de celular no lugar do documento de licenciamento de veículos

20/03/2019 - 19h20 - Atualizada em: 20/03/2019 - 20h49

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Aplicativo usado para a CNH digital é o mesmo que carrega a documentação do carro
Aplicativo usado para a CNH digital é o mesmo que carrega a documentação do carro
(Foto: )

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) digital será habilitado em Santa Catarina a partir desta quinta-feira (21), de acordo com o Departamento de Trânsito (Detran). Os motoristas poderão utilizar um aplicativo de celular no lugar do documento de porte obrigatório para trafegar nas vias.

Conforme o Detran, Santa Catarina será o 11º Estado a usar o sistema. O aplicativo é o mesmo que já é utilizado para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. No entanto, enquanto a CNH exige uma atualização cadastral junto ao órgão de trânsito, para o CRLV basta digitar os dados do veículo, para habilitar o sistema.

O aplicativo é compatível com os sistemas iOS e Android. O documento fica disponível para o usuário mesmo que ele esteja sem sinal de internet. O sistema mostra todos os principais dados da documentação do veículo, como os números da placa e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), além da quitação do seguro obrigatório DPVAT.

Apenas o dono pode fazer a liberação do aplicativo. Entretanto, é possível compartilhar os dados com até cinco motoristas que utilizem o mesmo veículo.

Apesar da inovação, o Detran seguirá emitindo o documento impresso, desde que as taxas e impostos estejam todos em dia, conforme o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Como usar o aplicativo

Para o usuário que não possui a CNH Digital (acessando o sistema pela primeira vez):

- Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) na App Store ou Google Play.

- Efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.

- Adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Para o usuário que já possui a CNH Digital:

- Deverá atualizar o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo.

- Em seguida, adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação