nsc

A Vida Com Vida

Lista de espera por transplante de órgãos é de 625 pessoas em Santa Catarina

15/05/2019 - 10h09 - Atualizada em: 15/05/2019 - 10h43

Compartilhe

Por Redação CBN Diário

Embora Santa Catarina seja destaque mundial em transplantes, um número ainda maior de pessoas poderia ser ajudada se os pacientes comunicassem as famílias sobre a intenção doar órgãos. Atualmente, 40,7 doadores por milhão de habitantes, número o estado a países europeus.

Ainda assim, Conforme a Central Estadual de Transplantes, em abril lista de espera por um órgão em SC era de 625 pessoas.

O trabalho das equipes que abordam parentes de pacientes com morte encefálica é uma diferencial do estado para obter bons resultados, segundo o médico intensivista da SC Transplantes Eduardo Berbegier.

Conforme a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, no país até 45% das famílias preferem não doar órgãos de pacientes com morte encefálica. Para Berbegier, se a família estiver a par do desejo do paciente de ser um doador todo o processo pode ser facilitado.

Conscientização

A NSC Comunicação reforça o debate sobre a doação de órgãos com o movimento A Vida Com Vida. Uma série de produções em diversas plataformas passa a chamar a atenção para o assunto também para marcar seus 40 anos de história da NSC.

Por meio do jornalismo, entretenimento e publicidade, a campanha convida o público a entender, pensar sobre o tema e sensibilizar com a causa.

Colunistas