nsc
nsc

SCGás

Live "Mão na Massa": tire todas as suas dúvidas sobre gás natural

Assista à edição especial do "Condomínio Legal" com Renato Igor e DJ Celo Menezes

06/12/2021 - 16h56

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Gás natural tem inúmeras vantagens
Gás natural tem inúmeras vantagens
(Foto: )

A última terça-feira (30) foi marcada por muita informação, bom papo, música de qualidade e alta gastronomia. Foi ao ar a edição especial do programa “Condomínio Legal”, quadro da CBN Diário que aborda a gestão condominial há mais de 10 anos. A live reuniu nomes como DJ Celo Menezes, da Rádio Atlântida, o apresentador e comentarista da CBN e NSC TV Renato Igor e Gustavo Caldas dos Santos, Gerente de Mercado Urbano da SCGás, distribuidora de gás natural de Santa Catarina há mais de 20 anos.

> Live com Renato Igor e chef Alysson Muller reúne gestão condominial e alta gastronomia

Para completar o time, estavam presentes também Rodrigo Machado, síndico, e o chef Alysson Muller, empresário de sucesso no ramo gastronômico e proprietário dos tradicionais restaurantes Rosso, Artusi e Karabã. Entre os temas debatidos, problemas comuns ao cotidiano condominial e as vantagens de levar gás natural para os condomínios.

Gás natural é sinônimo de modernidade

O gás natural é um combustível supermoderno. Ele é o resultado de uma mistura de derivados de combustíveis fósseis que passa por um tratamento completo para retirar impurezas e, por isso, emite uma combustão limpa, que joga menos dióxido de carbono na atmosfera. Além de ser considerado uma fonte de energia limpa, o gás natural é versátil, podendo ser utilizado em indústrias, comércio, veículos e em residências.

Aqui, quem possui a concessão da rede de gasodutos que leva o gás natural aos municípios do Estado é a SCGás. Com 27 anos de história, a companhia abastece 17 mil residências e 400 condomínios, com planos para expandir ainda mais.

— Dentro do planejamento para atender os clientes moradores residenciais, a previsão é de interligar 25 mil novas unidades residenciais em 12 municípios nos próximos 5 anos — conta Gustavo Caldas dos Santos.

Vantagens do gás natural nos condomínios

Os benefícios de aderir ao gás natural em condomínios são muitos. De forma macro, a mudança implementada é duradoura e impacta positivamente até mesmo as cidades.

> Nações Shopping: a casa dos catarinenses no sul do Estado

— Uma vez que a SCGás lança a rede de gás numa região, é um investimento que fica para o município e, com o passar dos anos, a ampliação é mantida — diz o Gerente de Mercado Urbano da SCGás.

Outro ponto positivo é a distribuição 24 horas. Isso quer dizer que o gás nunca irá acabar no meio de uma receita nem em qualquer outra situação. E mais: por ser canalizado, o gás natural acaba com a troca ou armazenamento de botijões e cilindros com produto inflamável, reduzindo os riscos de acidente.

— O gás natural dispensa o uso de combustível. Isso traz uma sensação de segurança maior para os moradores do condomínio e para a região do entorno — acrescenta Gustavo.

Síndico compartilha os desafios da vida em condomínio

Durante a live, o síndico Rodrigo Machado dividiu um pouco de sua experiência no dia a dia condominial. A pandemia foi um deles. Com o isolamento social e a restrição às áreas comuns dos prédios, ele conta que foi preciso avaliar toda a situação para oferecer soluções úteis a cada um dos condôminos. Entretanto, ele acredita que o ofício não traz apenas problemas.

— É um grande desafio, mas traz também muita coisa bacana. Tem muita parte boa. Na verdade, esta pandemia mostrou a proximidade que precisamos ter, a coletividade agindo forte — comenta Rodrigo.

> Eskimó completa 40 anos e sorteia um carro zero

Sobre gás natural da SCGás, não há do que reclamar. Para o síndico, a maior vantagem é a questão da logística.

— Muitas vezes o abastecimento (comum) tranca a pista de rolagem, o acesso ao condomínio. Com o gás natural, o síndico deixa de se preocupar com a questão do abastecimento e usa esse tempo para cuidar de outras funções — compartilha.

Bate papo contou com aula-show do chef Alysson Muller

Além da boa música do DJ Celo Menezes, a live também foi embalada pela alta gastronomia do chef Alysson Muller, empresário de sucesso no ramo gastronômico que utiliza Gás Natural na maioria de seus empreendimentos. É proprietário dos tradicionais restaurantes Rosso, Artusi, Karabã, Allys Classic Burguer e El Señor Asador de Brasa.

> Internet das coisas: Saiba como tornar a sua casa inteligente e conectada

Na aula-show, o chef produziu e ensinou a fazer um de seus clássicos: risoto de linguiça Blumenau. Para ele, a receita carrega bastante significado, porque apesar de ter origem italiana, traz a nossa linguiça Blumenau, que é um ingrediente regional, como protagonista no prato. Ele também dividiu sua experiência com o gás natural da SCGás:

— O produto é bom, é confiável, a gente nunca fica na mão na questão de logística [...] No Artusi, a gente tem com a SCGás uma economia de 15%. Isso é fato — conta Alysson.

Assista à live:

O "Mão na Massa" teve o apoio da SCGás, Companhia de Gás de Santa Catarina.

Leia também

“Quando você foca no consumidor, você dificilmente erra”, afirma diretor de soluções da Globo

Impactos na mobilidade urbana contribuem com aquecimento do setor automotivo em SC

Colunistas