nsc
dc

Setembro Verde

Locais públicos de SC receberão iluminação verde para alertar sobre câncer de intestino 

Campanha Setembro Verde promove a prevenção contra a doença que é a terceira mais comum no Brasil 

02/09/2019 - 13h00

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
(Foto: )

Com o objetivo de alertar sobre o câncer de intestino, a Campanha Setembro Verde, inicia nesta segunda-feira (02) em Santa Catarina. Esta cor poderá ser vista em pelo menos cinco cidades do Estado, entidades, hospitais e prefeituras municipais do Estado serão iluminadas de verde como forma de apoio a campanha que dura o mês todo e será lançada oficialmente às 19h no Beira Mar Shopping.

A atividade que marca o início da mobilização será realizada no Beiramar Shopping pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP). O objetivo será oferecer informações gerais sobre o câncer de intestino e suas formas de prevenção, orientando a população para a existência da doença e a necessidade de realizar exames preventivos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, é o terceiro tipo de câncer que mais mata pessoas no mundo. Desenvolve-se gradativamente por uma alteração nas células, que começam a crescer de forma desordenada sem apresentar qualquer sintoma. Por esse motivo, a detecção precoce é fundamental. Quanto mais cedo é diagnosticado, maiores são as chances de cura da doença.

Estima-se que em 2019 o câncer de intestino será o segundo tumor mais incidente em mulheres no Brasil, com cerca de 18.980 casos, perdendo apenas para câncer de mama. Em homens é a terceira causa de câncer com estimativa de 17.380 casos registrados.

Os sintomas mais comuns associados ao câncer de intestino são: sangue nas fezes, mudanças recentes nos hábitos intestinais, sensação de evacuação incompleta, cansaço ou fadiga inexplicável, dores abdominais e perda inesperada e repentina de peso.

Veja os pontos do Estado que serão coloridos:

Florianópolis

– Beiramar Shopping: o shopping estará todo iluminado em tons de verde em adesão a campanha de prevenção ao câncer de intestino.

– Iluminação na avenida Beira-mar Norte, Praça Portugal, Praça Sesquicentenário, Monumento do Pezão (em frente ao Majestic), Praça XV de Novembro, incluindo a Figueira Centenária, clínica Endocentro e Baia Sul Hospital Baía Sul.

São José

– A cidade de São José também terá pontos turísticos e a prefeitura iluminados em tons de verde.

Blumenau

– Havan apoia a iniciativa iluminando o Castelo, em Blumenau, de verde, em alusão à campanha.

– Pontos turísticos da cidade também receberão iluminação diferenciada.

Joaçaba

– Monumento Frei Bruno iluminado de verde durante uma semana em Setembro.

Videira

– Pontos turísticos da cidade também receberão iluminação diferenciada.

Lages

– Pontos turísticos da cidade também receberão iluminação diferenciada: Catedral, Morro da Cruz, Clinica Le Santé e Hospital Tereza Ramos.

Colunistas