Primeiro catarinense a lutar no UFC, Thiago Tavares já trabalha além do octógono há bastante tempo. Com uma equipe que leva o seu sobrenome, a Team Tavares, ele inaugura no próximo mês o centro de treinamento da equipe, com 480m², em São José.
Continua depois da publicidade
::: Confira informações sobre o UFC no Na Guarda
Lá, ele e os seus atletas, que praticamente formam um família, poderão se preparar para as lutas. São promessas como Kevin Souza, que levou o cinturão do Jungle Fight, no Rio, e Ivan Batman, que disputa em junho o título no mesmo evento.
– As pessoas têm que entender que o MMA é um esporte, não é só o UFC. É preciso incentivar e apoiar os lutadores que estão começando, e é isso que eu tô tentando fazer – diz Thiago, que organiza o Tavares Combat, evento que já teve quatro edições em 2013 e dá espaço para novos atletas da região.
Continua depois da publicidade
::: Edição do UFC em Santa Catarina mostra o crescimento, em números, do MMA no Estado
Apoio ainda não cobre os custos
Se os lutadores ganham espaço, o retorno financeiro ainda é um problema.
– O Tavares Combat está indo para a quinta edição neste ano e sem patrocínio nenhum. Eu tenho que investir, perco dinheiro e não tenho retorno, mas dou a chance para novos atletas lutarem – revela Thiago.

Aréa exclusiva de lutas e franquia
Uma franquia da Team Nogueira, dos irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, funciona em Joinville desde novembro de 2012. O sucesso do local e o crescimento do MMA fez valer o investimento dos sócios Rodrigo Stoppa e Diego Oliveira.
– Nosso grande público é aquele que quer se desestressar após o trabalho no final do dia – explica Diego.
Continua depois da publicidade
Um terço da área da academia é dedicada à luta. O espaço exclusivo tem 700m2 – quase o tamanho de uma quadra oficial de futsal. Os outros dois terços são para a malhação e outros esportes. O futuro é promissor.
– São cerca de 300 crianças treinando, boa parte delas sendo iniciadas nas artes marciais – conta Diego.