Mais um ano de eleições se aproxima e, mesmo longe do início da campanha eleitoral, as novas promessas já começaram a aparecer.Afinal, neste ano, os governantes têm menos tempo para repassar recursos e obras. A cada dois anos a história se repete: o primeiro semestre do ano é cheio de anúncios, assinaturas e comprometimento com prazos que deveriam garantir a resolução rápida dos problemas, mas acabam se arrastando por anos.

Continua depois da publicidade

> Novas promessas já começam a ser feitas

Em 2012 governos federal, estadual e municipal anunciaram seis pacotes de investimentos que incluíam infraestrutura e segurança, todos com período de execução ou início de obras até o ano seguinte. De todos os anúncios feitos, o reforço no efetivo da segurança foi o único cumprido no prazo.

Um exemplo de investimento que a cada ciclo se torna palco para novas promessas é o Dique da Fortaleza. Depois de 16 anos do início da obra, Estado e município se comprometeram a entregá-lo em novembro de 2012 – fato que não ocorreu. No fim do ano passado o governador Raimundo Colombo repassou um novo aditivo no valor de R$ 900 mil. Agora a retomada das obras foi novamente anunciada e a previsão é de que o dique esteja concluído ainda no primeiro semestre.

Mesmo sem a execução de todas as obras prometidas, aos poucos novas promessas estão surgindo. No início do mês o presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), João Paulo Kleinübing, esteve em Blumenau para repassar R$ 20 milhões destinados para infraestrutura. O governo municipal anunciou um pacote de 21 obras com o recurso. Resta, mais uma vez, acompanhar o andamento de mais estas promessas.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total