nsc

publicidade

Educação 

Mais de 110 mil alunos de SC participam do primeiro dia de provas do Enem neste domingo

Primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio tem provas com questões sobre Linguagens, Ciências Humanas e redação 

03/11/2019 - 08h30 - Atualizada em: 03/11/2019 - 08h50

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Primeiro dia de provas ocorre neste domingo
Primeiro dia de provas ocorre neste domingo
(Foto: )

Estudantes de todo o país participam neste domingo do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Em Santa Catarina, 110.701 alunos inscritos vão fazer a avaliação em 56 cidades. Em todo o país, a avaliação vai envolver 5 milhões de estudantes.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que elabora e aplica a prova, não divulga os endereços de todos os locais do exame por questão de segurança, mas no Estado, haverá 147 locais de prova segundo o órgão do governo federal. Cada candidato pode conferir seu próprio local de prova no site do Inep. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h.

Em Florianópolis, a UFSC e o Instituto Estadual de Educação, na Avenida Mauro Ramos, no Centro, devem concentrar os maiores números de alunos. A capital é a cidade do Estado que mais tem alunos inscritos, com 12.752.

Em Blumenau, onde 5.408 candidatos vão participar do primeiro dia de provas do Enem, as provas ocorre na Furb, na Uniasselvi e nas escolas Santos Dumont e Adolpho Konder. Em Joinville, maior cidade do Estado, 10.080 alunos se inscreveram para o exame.

A Guarda Municipal de Florianópolis e a Polícia Militar informaram que não será necessária uma operação específica para o trânsito no domingo, mas os agentes que estiverem na rua estarão atentos a possíveis movimentações acima do normal em função das provas.

O Enem também vai motivar viagens extras no transporte coletivo de Florianópolis. A prefeitura informou que nos dois domingos de prova, linhas que saem do Centro (Ticen), Norte (Tican) e Sul (Tirio), da Ilha para a UFSC, vão estar identificados com o letreiro Enem. Outras linhas que circulam nos bairros também podem ter viagens extras caso haja aumento na demanda por causa da prova, conforme a prefeitura.

No sábado, um aulão gratuito de preparação para o Enem reuniu alunos no Centro de Florianópolis. O Enem avalia o desempenho do estudante ao final do ensino médio e pode colaborar para o ingresso no ensino superior pelo programa Sisu e auxílio por meio de programa de financiamento e apoio estudantil.

Perfil dos candidatos de SC

Em Santa Catarina, as mulheres são maioria entre os candidatos. Dos 110.701 inscritos que farão a prova a partir deste domingo, 66.292 (60%) pertencem ao sexo feminino.

Do total de inscritos, 74% se autodeclararam da cor branca (82.097). Pretos e pardos somam 24.756 no Estado – o equivalente a 22,4% de todos os candidatos catarinenses.

Quanto à idade, a maioria dos inscritos possui de 16 a 20 anos. São 68.324 alunos nesta faixa etária, o equivalente a 61,7% dos 110,7 mil concorrentes do Estado.  

Acesse as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade