Cerca de 4,7 mil pessoas visitaram o caminhão do projeto 'Conhecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)', neste sábado (6) em Joinville. A ação pioneira na cidade aconteceu na praça do Mercado Público Municipal e contemplou diversas atividades práticas sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Continua depois da publicidade

Um dos principais momentos do evento em Joinville foi a oportunidade de conhecer o que estudantes do ensino fundamental da Rede Pública Municipal desejam para a cidade até o ano de 2030. Dentre os pedidos estão as bandeiras de mais respeito e menos preconceito e uma Joinville com menos racismo e mais empatia.

As crianças e os adolescentes do município também esperam para os próximos 11 anos uma cidade com "mais flores, sem pessoas passando fome e com menos abandono de animais. Querem uma Joinville que valorize a vida marinha e jogue o lixo no lugar correto", cita a organização do evento.

Os desejos foram escritos em pedaços de retalhos de tecido e formaram uma grande bandeira com as cores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

— O evento em Joinville superou nossas expectativas. Todas as atividades programadas para que as pessoas pudessem ter experiência na prática dos ODS foram realizadas com muito comprometimento pelos parceiros da cidade. Joinville abraçou essa causa com muita responsabilidade e animação — comemorou Ana Carolina Xavier, diretora-executiva da NTICS Projetos, empresa realizadora do Caminhão ODS.

Continua depois da publicidade

A Whirlpool Corporation patrocinou o evento, que agora segue para Manaus (AM) e Rio Claro (MG). O projeto também recebeu apoio da Prefeitura de Joinville e do comitê local do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

As atividades

A programação começava dentro do Caminhão do projeto, exposto na praça. Dentro dele, por meio de realidade virtual, os participantes tiveram acesso a uma exposição de fotos e vídeos e puderam conhecer um pouco de alguns dos ODS. Fora do caminhão, uma equipe disposta em tendas proporcionou serviços, oficinas e conhecimento relacionadas aos outros 13 Objetivos selecionados pela ONU em conjunto com 193 países para alcance até 2030.

Ao menos metade do público presente no evento participou ativamente de toda programação. Destacaram-se atividades como oficinas para quem está buscando emprego ou se prepara para entrar no mercado de trabalho; serviços de saúde; aulas de culinária sustentável com o Consulado da Mulher e projetos de educação e recreação infantil.

O projeto também deixou como legado a criação da Rota dos 17 ODS para Joinville. Em várias praças da área central da cidade, a população pode prestigiar pinturas relacionados a cada um dos Objetivos feitas por diversos grupos de instituições, órgãos, empresas e sociedade civil.

Continua depois da publicidade

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os ODS indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor. Os 17 Objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em várias áreas foram definidos em 2015, com participação de 193 países, incluindo o Brasil. Conheça os objetivos da Agenda 2030:

1 – Erradicação da Pobreza

2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável

3 – Saúde e Bem-Estar

4 – Educação de Qualidade

5 – Igualdade de Gênero

6 – Água Potável e Saneamento

7 – Energia Acessível e Limpa

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

10 – Redução das Desigualdades

11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

12 – Consumo e Produção Responsáveis

13 – Ação contra a Mudança Global do Clima

14 – Vida na Água

15 – Vida Terrestre

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

17 – Parcerias e Meios de Implementação

Leia Mais:

Joinville terá atividades gratuitas de programa da ONU neste sábado

Joinville está entre três cidades brasileiras a receber atividades de programa da ONU

Destaques do NSC Total