O Ministério da Saúde anunciou nesta semana alterações nas datas do cronograma para preencher as vagas restantes do Mais Médicos. Em Santa Catarina, em 10 municípios e nove distritos sanitários indígenas os profissionais não ocuparam as vagas que tinham escolhido na chamada anterior e elas estão reabertas.
Continua depois da publicidade
A nova etapa da seleção estava marcada para começar nesta quarta e quinta-feira. Agora, os brasileiros formados no exterior terão os dias 7 e 8 de fevereiro para escolherem a nova localidade no site do programa. Nos dias 18 e 19 de fevereiro, será a vez dos médicos estrangeiros terem acesso ao sistema para optarem pelas vagas. A mudança do cronograma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Conforme balanço do governo federal divulgado semana passada, 82% das vagas já foram preenchidas. As 10 cidades catarinenses com posições ainda disponíveis são Caçador, Calmon, Monte Carlo, Rio do Campo, Rio Rufino, Santa Cecília, São João do Oeste, São José do Cerrito, Timbó Grande e Vargem Bonita.
Mudança por conta do Carnaval
De acordo com a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, o novo prazo não atrapalhará os candidatos na seleção das vagas. Segundo ela, a mudança nas datas se deu por conta do período de Carnaval, que aconteceria durante o acolhimento dos médicos. No entanto, a mudança não causará nenhuma alteração na forma de escolher a lotação das referidas cidades pelos profissionais inscritos.
Com a alteração, a validação dos médicos brasileiros que estão com a documentação correta está prevista para ser divulgada no dia 31 de janeiro. Já no dia 12 de fevereiro sairá o resultado dos médicos estrangeiros que terão a mesma oportunidade, conforme o novo cronograma.
Continua depois da publicidade
Após a escolha destes profissionais, o Ministério da Saúde publicará nos dias 13 e 21 de fevereiro a lista com o nome dos brasileiros e estrangeiros alocados nas cidades selecionadas. Ao todo, 10.205 profissionais brasileiros e estrangeiros com habilitação para exercício da medicina no exterior (sem registro no Brasil) completaram a inscrição no Mais Médicos.