nsc

publicidade

Cultura

Maquete do Centro Histórico de São Francisco fica pronta após 20 anos de trabalho artesanal 

Trabalho feito minuciosamente pelo artesão Conny Baumgart representa a região entre os anos 1930 e 1940

13/11/2019 - 18h49 - Atualizada em: 19/11/2019 - 16h48

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
foto mostra a maquete do centro histórico de são francisco do sul
(Foto: )

O resultado de 20 anos de um trabalho artesanal minucioso foi entregue oficialmente nesta quarta-feira, 13, à comunidade de São Francisco do Sul, Litoral Norte de Santa Catarina. A maquete que retrata o Centro Histórico da cidade entre os anos 1930 e 1940, agora completa, poderá ser visitada no Museu Nacional do Mar.

O projeto, assinado pelo modelista e artesão naval Conny Baumgart, ocupa 64 metros quadrados de uma das salas do museu. Nele, é possível observar a paisagem e cenas do cotidiano de uma época de ouro para a cidade portuária. Casarios, a orla da baía da Babitonga e a vegetação do lugar foram fielmente reproduzidos a partir de fotos históricas e levantamento in loco. São cerca de 400 figuras e tudo é exatamente 75 vezes menor do que a escala real.

O trabalho de Conny foi iniciado em 1999, a pedido do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar (AAMNM). A confecção contou com o apoio de estudantes, profissionais da comunidade e de parceiros como a empresa ArcelorMittal, que contribuiu para a retomada do projeto em 2016, sob a coordenação do arquiteto Márcio Rosa, depois de três anos interrompido. Na fase final, o diorama recebeu fechamento em vidro temperado, nova iluminação e pintura.

A apresentação oficial da maquete contou com a presença de representantes do Governo do Estado, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Prefeitura de São Francisco do Sul, Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar (AAMNM) e da empresa ArcelorMittal.

O trabalho está aberto à visitação no Museu Nacional do Mar (rua Manoel Lourenço de Andrade, 133 – Centro). O Museu do Mar abre das 9h às 17h30 de terça a sexta-feira; e aos sábados e domingos, das 10h às 17h30.

Deixe seu comentário:

publicidade