nsc

publicidade

Atletismo

Maratona Internacional de Floripa reforça presença feminina na corrida em SC

Evento esportivo neste domingo reúne 10 mil corredores, com largada no Trapiche da Beira-Mar Norte

24/08/2019 - 10h55 - Atualizada em: 24/08/2019 - 14h27

Compartilhe

João Lucas
Por João Lucas Cardoso
Maratona em Florianópolis é maior em participantes de Santa Catarina
Maratona em Florianópolis é maior em participantes de Santa Catarina
(Foto: )

Serão 754 mulheres que vão encarar os 42km na Maratona Internacional de Floripa neste domingo. Elas correspondem a 47% dos 10 mil corredores que participam do evento esportivo que também tem distâncias de meia maratona (21km), 10km e 5km. Nestes dois últimos percursos elas são maioria em relação aos homens. A prova será realizada neste domingo é a maior de Santa Catarina em quantidade de inscritos.

> Minha primeira maratona: treinos, disciplina e ansiedade antes dos 42km em Florianópolis

A participação feminina aumenta gradativamente. Na primeira edição do evento esportivo, as mulheres eram 40% do público. No ano passado, também foram 47%, porém a prova comportou 8 mil participantes, o limite estabelecido para 2018. A participação significativa delas faz com que a organização do evento se esforce para atender as expectativas.

- Não há exigência diferente por ser mulher e homem. Porém, a mulher tem tendência a se atentar a alguns detalhes, como a medalha e a camiseta. Isso nos obriga a aprimorar desde a fita da medalha, até a sacola do kit do evento. O homem se preocupa mais com coisas mais simples, como se a água vai estar gelada ou não no percurso, por exemplo - comenta Anderson Tonon, diretor técnico do Grupo STC, organizadora do evento esportivo.

No entanto, em Santa Catarina elas são maioria. De acordo com dados da Associação de Treinadores de Corrida do Estado (ATC), 55% dos vinculados em assessorias esportivas são corredoras.

- Aqui em Santa Catarina o crescimento de mulheres na corrida é superior aos homens. O levantamento no ano passado apontou isso. Já os últimos dados em nível nacional aponta que 45% são mulheres nas assessorias. Há 10 anos quando iniciei minha assessoria esportiva, as mulheres representavam 30% no Estado - conta Fabiano Braun, da Floripa Runners e vice-presidente da ATC-SC.

Na Maratona Internacional de Floripa estarão corredores de todos os estados brasileiros e de 13 outros países. É considerada uma das provas mais rápidas do Brasil e atrai atletas em busca de índices para maratonas no exterior, como a de Boston. Consolidada, na terceira edição as inscrições foram esgotadas praticamente um mês antes das largadas, que vão das 6h às 6h40min deste domingo, no Trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis.

A maior corrida de rua de Santa Catarina em quantidade de participantes é prova do crescimento do segmento running. A prova encerrou as inscrições um mês antes da realização, ao atingir o limite técnico. Depois que o último corredor cruzar o pórtico de chegada, a organização começa a planejar a edição de 2020 para que se adequar à expansão. Se for mantida a capacidade de 10 mil participantes ao todos, é possível que uma das distâncias menores seja eliminada.

- Pretendemos tornar a prova mais dedicada aos atletas de rendimento, há muitas outras com distâncias de 10 e 5km. Quem vem correr maratona e ou meia, que tem maior quantidade de corredores nesta edição, é diferente de iniciante e há demandas diferentes entre estes público - argumenta Tonon.

Números da Maratona Internacional de Floripa

10.042 inscritos no total

Maratona: 2.891 inscritos (74% homens e 26% mulheres)

Meia maratona: 3.733 inscritos (52% homens e 46% mulheres)

10k: 1.756 inscritos (60% mulheres e 40% homens)

5k: 1.662 inscritos (64% mulheres e 36% homens)

Alterações no trânsito para Maratona Internacional de Floripa

A primeira largada da Maratona Internacional de Floripa está programada para às 6h deste domingo, com a Elite Feminino, Cadeirantes e PNE. Depois, às 6h10min, largam Elite Masculino e Faixas Etárias dos 42 km. Já às 6h40min largam os atletas de 21 km, 10 km e 5km.

Fechamento de vias e bloqueios iniciam às 4h de domingo, A expectativa é que até o meio-dia todos os trechos tenha trânsito liberado. Veja como fica:

Avenida Beira-Mar Norte (sentido Centro-Bairro): das 4h às 11h50min

Avenida Beira-Mar Norte (sentido Bairro-Centro): das 4h às 11h e a partir das 11h, liberação parcial (o trânsito será compartilhado com duas faixas para veículos e uma para atletas)

Ponte Colombo Salles: faixa da direita bloqueada das 4h às 08h15min

Ponte Pedro Ivo: faixa da esquerda bloqueada das 4h às 8h15mins

Avenida Beira-Mar Continental: das 4h às 7h45min

Via Expressa Sul: das 4h às 11h

Leia mais notícias do esporte em Santa Catarina.

Deixe seu comentário:

publicidade