Marc Gasol, jogador espanhol de basquete, encerrou sua carreira na última quarta-feira (31), após duas décadas de dedicação ao esporte. O anúncio veio em um evento realizado em Barcelona, cidade natal de Gasol, onde ele compartilhou o momento ao lado da família e amigos.

Durante a sua trajetória na modalidade, Gasol conquistou o coração dos fãs e deixou um legado no mundo do basquete. Sua passagem pela NBA, incluindo a temporada com o Toronto Raptors em 2019, onde conquistou o título da competição, marcou um ponto alto em sua carreira. Sua contribuição para o esporte não se limitou às quadras americanas, ele também desempenhou papel importante na seleção espanhola, incluindo dois títulos da Copa do Mundo de Basquete e do EuroBasket.

Após 20 temporadas nas quadras como jogador profissional, Gasol agora se prepara para uma nova fase, onde pretende se dedicar à gestão do Bàsquet Girona, clube que fundou em 2014.

— É hora de se afastar. Uma parte foi decidida. Tem sido um processo difícil e há uma parte de mim que não concorda com isso, mas agora é a hora de retribuir tudo o que me ensinaram. Uma parte de mim ainda diz que você pode jogar… mas não, não. Abordo isso como se fosse o passo natural e necessário. No ano passado foi muito difícil para mim terminar a temporada, meu corpo estava no limite. Em Novembro sentámo-nos e começámos a finalizar esta decisão — afirmou Gasol.

Quer saber mais sobre o universo da bola laranja? Acesse canal do Basquete Transforma SC e fique por dentro das novidades!