nsc

Artigo

Marcos Pereira: "Estamos celebrando o centenário do rádio brasileiro"

O Dia do Rádio é comemorado no dia 25 de setembro

25/09/2021 - 16h41

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
Aparelho de rádio em cima de uma mesa
Rádio faz diferença durante a pandemia
(Foto: )

*Artigo por Marcos Pereira, jornalista e comunicador da rádio CBN Joinville

O gesto é quase involuntário, natural, automático. Se você for dirigir um carro depois da leitura deste artigo vai colocar o cinto de segurança, dar a partida e... procurar uma estação de rádio, seja para se informar ou ouvir uma boa música. É estranho viajar ouvindo apenas o ‘som’ do trânsito e ignorar a companhia oferecida pelo rádio.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp​

Se não for no carro, no ônibus, na van ou no trem até na caminhada ao Mirante de Joinville – por exemplo – não tem quem dispense o bom e velho radinho que pode ser sintonizado pelo celular mesmo. Neste exato momento, tem algum brasileiro procurando uma estação radiofônica pra ouvir, em qualquer lugar do país.

Mas o rádio não estaria com os dias contados? Na Noruega, sim, pelo menos no modelo tradicional. Nem adianta procurar porque você não vai encontrar rádios em Frequência Modulada (FM), muito menos em Amplitude Modulada (AM). O governo norueguês determinou o desligamento do sinal das rádios em FM em todo o território já em 2017. Com a digitalização – só pela internet – passou a ser o primeiro país no mundo a propor a mudança.

Quanta diferença o rádio fez e ainda faz nesta pandemia. Segundo levantamento feito pelo Kantar IBOPE Media, em 2020, 77% das pessoas que responderam ao questionamento, afirmaram que precisavam ouvir uma emissora durante o isolamento social.

— No momento em que nós mudamos as nossas vidas de forma definitiva, com toda a família em casa, o rádio passou a ter uma importância fundamental na informação – disse Flavio Lara Resende, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Santa Catarina também reverencia o rádio ao lançar ações nesta semana histórica para a radiodifusão.

— É a primeira vez que vamos comemorar a Semana Estadual do Rádio. Oportunidade para valorizar e reconhecer a importância do veículo para a sociedade – de acordo com Silvano Silva, presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão

No dia 25 de setembro é comemorado o Dia do Rádio em homenagem ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Apesar de parecer, não é uma atividade solitária. Atrás daquele microfone que a gente conversa todos os dias, tem uma multidão também querendo falar e ouvir.

Se ainda não o fez, experimenta e descubra que o rádio mudou. Está mais moderno, com câmeras e transmissões em tempo real. Até parece TV, mas sem perder a magia do fiel e tradicional ouvinte.

Liga, pra conferir. Estamos celebrando o centenário do rádio brasileiro.

Leia também

> Aumento da taxa Selic afeta todos os setores, diz especialista de Joinville

> "Esqueceram de avisar o câncer", diz médico de SC sobre cortes que afetam pacientes

Colunistas