Pioneiro no Brasil, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Corpo de Bombeiros Militar Santa Catarina, já atendeu 4.076 pessoas diretamente, em média 680 por ano, desde sua criação em fevereiro de 2010. O serviço oferece à população uma estrutura de apoio aéreo com quatro aeronaves, chamadas de Arcanjo, sendo dois helicópteros e dois aviões, atendendo todas as regiões de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Os helicópteros, um em Florianópolis e outro em Blumenau, são usados nas operações de busca, resgate, salvamento, pré-hospitalar e monitoramento ambiental. Já os aviões, os dois na Capital, são usados no transporte de tropas, de órgãos para transplante e de pacientes entre hospitais.
A tropa do Batalhão é composta por 19 pilotos, 17 tripulantes operacionais efetivos, cinco apoio solo, além da equipe do Grupo de Resposta Aérea de Urgência composta por 19 médicos e 13 enfermeiros com experiência em suporte avançado aeroespacial. Durante os seis anos, até junho de 2016, chegaram a 4,6 mil missões com mais de 3,7 mil horas de voo.
Recentemente estive na entrega do Arcanjo de Blumenau e registrei meu carinho e respeito pelo maravilhoso trabalho desenvolvido pelo BOA.
Continua depois da publicidade
Confira as notícias do colunista Mário Motta
Acompanhe as notícias da Grande Florianópolis
Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook