nsc
santa

Boa ação

Menina de 10 anos cria cartazes pedindo que pessoas cuidem de espaço público de Blumenau

O espaço chamado de varandinha foi destruído por vândalos na semana passada

01/03/2021 - 10h05 - Atualizada em: 01/03/2021 - 10h20

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
Manuela com os cartazes que criou para defender o espaço
Manuela com os cartazes que criou para defender o espaço
(Foto: )

Manuela Wippel dos Santos, 10 anos, ficou indignada ao ver um espaço público no bairro Victor Konder, onde mora, depredado na última semana. Por isso, teve a ideia de criar cartazes pedindo para que a comunidade cuide do local e denuncie casos de vandalismo que ocorram por lá.

> Receba todas as notícias de Blumenau e região no seu WhatsApp.

— Fui passear, vi a varandinha destruída e então pensei em criar os cartazes para as pessoas não estragarem ela — explicou.

O local havia sido destruído por vândalos. A proprietária da loja que fica em frente ao local – chamado carinhosamente de "varandinha" – Maria Eduarda Boaventura, 26 anos, conta que ela estava olhando para o lugar quebrado, quando Manuela passou por lá e viu a destruição.

— Ela ficou indignada e triste, foi nítido. Queria ajudar — disse a proprietária.

Manuela conta que precisava fazer algo ao ver Maria Eduarda chateada por causa da destruição do espaço e a melhor ideia para aquele momento era fazer placas indicando que as pessoas tomassem mais cuidado. A pequena Manu foi para casa e produziu os alertas.

A dona da loja disse que ao acordar na sexta-feira (26), viu alguns cartazes em baixo da porta. Eles eram de Manuela, que havia tomado a atitude para defender o espaço que tanto gosta, localizado na Rua Eduardo Santos.

— Nós estávamos tristes por ver a varandinha, que é de todo mundo, havia sido destruída, mas com os cartazes da Manu, além de ficarmos emocionados, também nos motivamos a fazer o conserto — disse Maria.

A menina vai até o espaço para passear com a mãe e o cachorro durante as manhãs há cerca de um ano, tempo em que o local foi criado. A mãe, Larissa Wippel, 43 anos, fala sobre a atitude da filha.

— As pessoas estão falando “por mais Manus” e eu me sinto orgulhosa de ver que a boa ação dela resultou em algo tão especial — contou Larissa.

A varandinha destruída
A varandinha destruída
(Foto: )

O que é a varandinha

A varandinha é um parklet público criado em uma vaga de estacionamento na região central de Blumenau onde as pessoas podem usar para descansar, ler, conversar e também para fazer algumas oficinas.

O espaço foi inaugurado há cerca de um ano e já recebeu alguns eventos para que as pessoas pudessem descontrair e relaxar.

Colunistas