Um morador local do sudoeste de Victoria, na Austrália, encontrou uma garrafa de vinho verde, coberta de conchas, que guardava uma história marítima de 16 anos e mais de 13 mil quilômetros. O responsável pela descoberta por um morador chamado Tony, que encontrou o objeto na segunda-feira (25) durante uma caminhada matinal pela praia de Peterborough. Ele rapidamente compartilhou o achado nas redes sociais, onde a notícia viralizou. As informações são do O Globo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A garrafa havia sido lançada ao mar no dia 3 de novembro de 2008, entre o Rio de Janeiro e Salvador, a cerca de 50 km da costa brasileira. Dentro dela, havia uma carta assinada pelo americano Joe Johnson e trazia uma proposta inusitada.

“Obrigado por recuperar esta garrafa e reservar um tempo para ver o que havia dentro. Para que valha a pena participar do meu experimento, enviarei a você US$ 20 após o recebimento desta mensagem”, diz um trecho da carta dentro da garrafa.

Confira a mensagem

A garrafa de vinho foi encontrada na última segunda-feira em uma praia de Peterborough, no sudoeste de Victoria (Foto: Facebook, Reprodução)

Continua depois da publicidade

Experiência que atravessou continentes

Entusiasta de cruzeiros e experimentos curiosos, Joe Johnson revelou que jogou dezenas de garrafas semelhantes nos oceanos do mundo ao longo de suas viagens. O objetivo do americano era descobrir até onde esses mensageiros improváveis poderiam chegar, assim explorando os mistérios das correntes marítimas.

— Minha esposa e eu fizemos muitos cruzeiros. Não me lembro dessa garrafa específica, mas é incrível saber que ela foi parar na Austrália — declarou à ABC Radio Melbourne.

O viajante ficou surpreso com o alcance da garrafa e emocionado ao saber que alguém a encontrou após tanto tempo à deriva. Ele garantiu que honrará sua promessa de enviar os US$ 20 a Tony.

Leia também

Tijolos do Amanhã: Projeto sustentável de escola de Joinville será apresentado na Bahia

Plasvale vira a chave e investe para ir além do pote de plástico