nsc
santa

Eleições legislativas de 2017

Merkel é candidata ao quarto mandato como chanceler da Alemanha

Decisão da chanceler de receber um milhão de refugiados provocou sua queda nas pesquisas de popularidade. Nas últimas semanas, no entanto, seu índice nas consultas melhorou

20/11/2016 - 07h03 - Atualizada em: 21/06/2019 - 22h18

Compartilhe

Por AFP
Angela Merkel governa a Alemanha desde 2005
Angela Merkel governa a Alemanha desde 2005
(Foto: )

Angela Merkel anunciou a seu partido, neste domingo, que será candidata a um quarto mandato de chanceler durante as eleições legislativas de 2017, indicaram fontes da União Democrata Cristã (CDU). O jornal alemão Bild e a agência DPA também informaram sobre o anúncio da chanceler.

Angela, de 62 anos, informou aos dirigentes do partido reunidos em Berlim a intenção de ser reeleita como presidente da CDU no congresso de dezembro, além de apresentar uma nova candidatura para a chancelaria durante as legislativas, de acordo com as fontes.

Leia mais

Merkel diz que não haverá acordo de livre-comércio entre UE e EUA

Justiça alemã abre investigação contra o Facebook por incitação ao ódio

"Brasil é um parceiro estratégico", diz embaixador da Alemanha no Brasil

Merkel governa a Alemanha desde 2005. Sua decisão de receber um milhão de refugiados provocou sua queda nas pesquisas de popularidade e várias derrotas eleitorais de seu partido este ano. Nas últimas semanas, no entanto, seu índice de popularidade melhorou nas pesquisas.

A interrupção do fluxo de entrada de refugiados no país e, sobretudo, os temores provocados na Alemanha e em todo o mundo pela vitória de Donald Trump nas eleições americanas permitiram sua recuperação.

Os defensores de Merkel a consideram uma garantia de estabilidade e o último baluarte dos valores democráticos do Ocidente, ante o avanço do populismo.

*AFP

Colunistas