nsc
    nsc

    Sebrae

    Mês da Inovação Sebrae: eventos virtuais ajudam pequenas empresas a se destacarem no mercado  

    Eventos oferecem palestras, workshops e reuniões virtuais para quem busca informação e novas soluções para negócios 

    16/10/2020 - 09h53 - Atualizada em: 05/11/2020 - 10h22

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Mês da Inovação Sebrae: eventos virtuais ajudam pequenas empresas a se destacarem no mercado
    (Foto: )

    Há muito tempo, a inovação deixou de ser uma escolha e passou a ser requisito básico para empresas que desejam permanecer no mercado e ampliar os negócios. Para se diferenciar da concorrência, atrair e fidelizar clientes, os empreendedores precisam estar atentos às tendências e criar produtos ou serviços capazes de suprir os desejos e as necessidades do público e gerar lucro. É por isso que, cada vez mais, se fala sobre a necessidade de implementar uma cultura da inovação nas empresas.

    Inovar é elaborar soluções que mudem os processos, gerando um novo modelo de negócios. Essa habilidade pode (e deve) ser desenvolvida com capacitação de gestores e funcionários, conhecimento, orientação e criatividade.

    Cases reforçam a importância da inovação

    Para demonstrar a importância da inovação, é possível recorrer a alguns exemplos simples, como os restaurantes que precisaram aderir aos serviços de entrega por aplicativo para se manterem. Há algumas décadas, a “tele-entrega” era um diferencial inovador de alguns estabelecimentos, hoje, é item básico para que os restaurantes continuem existindo. E outras mudanças no setor já estão acontecendo, como as realizadas no Schaefer Pub, em Florianópolis.

    Para não fechar as portas do estabelecimento, reinaugurado três semanas antes da pandemia de Covid-19, em um local diferente da primeira unidade, o empresário Daniel Schaefer buscou ajuda do Sebrae para criar novas estratégias.

    – Devido à pandemia, o pub só abre à noite e passou a trabalhar também com pizzas e delivery. A novidade rendeu ao negócio a marca de super-restaurante, ou seja, recebe mais de 200 pedidos por mês no iFood. O pub também conquistou nota máxima no aplicativo — explica o Daniel.

    Além de manter as atividades, o negócio teve crescimento de 8% no faturamento de junho para julho e de 13% de julho para agosto. Esse crescimento animou o empresário, que pretende abrir mais duas unidades do pub – uma no norte e outra no sul da Ilha – para atender ao público durante a temporada de verão.

    Mês da inovação Sebrae traz conhecimento para empreendedores que pretendem se atualizar

    Reforçando seu papel de indutor e agente da inovação, o Sebrae criou a Jornada da Inovação, uma iniciativa que traz seminários, oficinas, cursos, webinars e outras ações de curta duração em municípios de todo o país. A Jornada da Inovação já resultou em 20.237 iniciativas, em 4.378 municípios, com a participação de 155.594 pessoas. Em Santa Catarina, somente em 2020, já houve 931 iniciativas, em 274 municípios, movimentando 13.636 participantes.

    — Enxergamos a inovação como um dos principais passos para fazer diferente no mundo do empreendedorismo e ser lucrativo. Só é possível se destacar no mercado diante da concorrência, quando os empresários se preparam para as mudanças e buscam aperfeiçoamento, apostando em maneiras diferentes e melhores de fazer negócio — explica a analista de relacionamento digital do Sebrae/SC, Carolina Cezari.

    E para intensificar ainda mais as ações, foi criado o Mês da Inovação: durante todo o mês de outubro, estão acontecendo diversas ações que visam disseminar a inovação para todos os negócios em eventos, como a Semana de Ecossistemas de Inovação, a Semana de Inovação Setorial (com ações especiais para o Dia Nacional da Ciência e Tecnologia, em 16 de outubro); e o Case+Startup Summit.

    Para mais informações sobre a programação e para se inscrever gratuitamente no Mês da Inovação Sebrae, acesse o site do evento.

    Case+Startup Summit, o maior evento de empreendedorismo da américa latina está com inscrições gratuitas abertas

    Em razão da necessidade de isolamento social causada pela pandemia, dois grandes eventos nacionais, o CASE, realizado pela Abstartup, e o Startup Summit, do Sebrae em parceria com a Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), se uniram para criar o maior evento de empreendedorismo online da América Latina. O Case+Startup Summit contará com cerca de 300 palestrantes e deverá ter um público de aproximadamente 30 mil participantes.

    Segundo os organizadores, serão praticamente 24 horas de conteúdos totalmente gratuitos, nos cinco dias do evento, que tem como meta promover um ambiente propício para a criação e o desenvolvimento de novos projetos, para a realização de networking e para a partilha de experiências e de conhecimento.

    – Teremos 14 trilhas, divididas em quatro palcos, com conteúdos de empreendedorismo e inovação de diversas áreas, como marketing, vendas, cultura e talentos, tecnologia, produção, governança, entre outras. Os participantes também poderão acessar conteúdos próprios das mais de 50 empresas patrocinadoras, que terão stands virtuais próprios, e conhecer o trabalho de 85 startups brasileiras que estarão expondo seus produtos on-line — explica Alexandre Souza, coordenador Startup SC do Sebrae/SC.

    Além das plenárias – com palestras e painéis – o Case+Startup Summit vai oferecer mentorias coletivas: serão sorteadas algumas startups para receberem mentorias de grandes aceleradoras brasileiras de forma online e gratuita.

    Case+Startup Summit acontece de 19 a 23 de outubro, e as inscrições devem ser feitas no site do evento.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas