nsc
santa

Schweers Metalúrgica

Metalúrgica comemora 70 anos de tradição em produção de acessórios pneumáticos

Empresa blumenauense completa sete décadas de dedicação e sucesso no segmento de metalurgia

30/07/2021 - 16h39

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Empresa blumenauense completa sete décadas de dedicação e sucesso no segmento de metalurgia
Empresa blumenauense é destaque no setor
(Foto: )

No ramo das soluções pneumáticas e automotivas, a Schweers é referência há 70 anos. A empresa originou-se em Blumenau, em 1951, fundada por imigrantes alemães, sendo na época uma empresa voltada para a fabricação de amperímetros, voltímetros e termômetros de vários modelos, de forma simples e artesanal.

Ao longo dos anos, novos produtos foram agregados, e no final dos anos 1980, a empresa troca sua gestão, marcando o fim de uma etapa e um recomeço. Hoje são mais de 400 produtos e quase 6.000 clientes no mercado nacional e internacional.

Uma empresa catarinense

A Schweers é uma empresa 100% nacional de DNA catarinense focada em uma ampla gama de produtos, como engates-rápidos para ar comprimido, infladores de pneus, medidores e calibradores eletrônicos de pneus, entre outros. Tudo isso é aplicado a diversos setores: automotivo, manutenção de frotas e industrial, com grande alcance de vendas no mercado nacional e internacional e exportação ativa para mais de 14 países nas Américas e na África.

Na cidade de Blumenau, a metalúrgica se destaca como geradora de empregos, num parque fabril de 7000 metros quadrados. Ao longo destes 70 anos, a Schweers tem sido uma das grandes movimentadoras da economia blumenauense, participando ativamente do crescimento da cidade e da expansão industrial e social de Santa Catarina como pioneira.

A empresa inclusive é a única fabricante de vários produtos do seu portfólio no estado, o que demonstra a visão de seus fundadores e a importância de investir na diversidade da produção industrial.

Tantos anos de tradição são resultado de uma grande capacidade de se adaptar e evoluir com as necessidades do mercado. A inovação tecnológica é uma das chaves para o sucesso da Schweers. Nos últimos 8 anos a fábrica investiu consideravelmente no desenvolvimento de produtos eletrônicos como calibradores eletrônicos de pneus, shampoozeiras eletrônicas e aspiradores de líquidos e sólidos para estações de autosserviço. 

Além disso, busca o aprimoramento constante de seus equipamentos e oferece treinamento aos colaboradores. Somente com uma postura como essa é que se torna possível estar no mercado com solidez há tantos anos.

As grandes indústrias buscam cada vez mais uma atitude mais ecológica para produzir o mínimo de impacto negativo no meio ambiente. Na Schweers, todo efluente gerado nos processos de produção é remanejado e tratado por uma equipe competente que garante que os resíduos tenham a destinação correta de acordo com as normas ambientais.

Santa Catarina conta com a Schweers entre as três maiores fabricantes de calibradores eletrônicos do Brasil. A fábrica é também a maior fabricante de engates-rápidos do país, com aproximadamente 2,5 milhões de peças produzidas por ano. O diretor geral da Schweers, Douglas Boos, destaca as particularidades de estar à frente de uma empresa com uma longa história de sucesso:

— Conduzir uma empresa com essa idade é de grande responsabilidade e orgulho. Traçar seus planos futuros é ainda mais. Acredito na capacidade e no profissionalismo de nossa equipe e tenho certeza que estamos preparados para muitos anos de crescimento e sucesso — conta.

Acesse o site da metalúrgica para saber mais.

Leia também:

Arroz orgânico traz benefícios para a saúde e também ao meio ambiente; confira receitas

Cinco televisões 4K boas e baratas; veja a lista

Colunistas