nsc
an

BRILHANTE

Meteoro bola de fogo é registrado no céu de Santa Catarina; veja o vídeo

Observador registrou o fenômeno no início da noite de sexta-feira (10)

12/09/2021 - 16h07 - Atualizada em: 12/09/2021 - 16h10

Compartilhe

Talita
Por Talita Catie
Acredita-se que tinha o tamanho de uma laranja ou, no máximo, de uma bola de futebol
Acredita-se que tinha o tamanho de uma laranja ou, no máximo, de uma bola de futebol.
(Foto: )

Um meteoro bola de fogo foi registrado pela câmera de monitoramento de uma estação no município de Monte Castelo, no Planalto Norte do Estado. O fenômeno ocorreu na última sexta-feira (10), por volta das 18h40, e chamou a atenção dos moradores da pequena cidade catarinense.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O astrônomo amador Jocimar Justino, integrante da Bramon, foi quem registrou o bólido. Segundo ele, o trajeto durou cerca de três segundos e estima-se que tenha atingido uma velocidade de 60 mil km/h. Acredita-se que tinha o tamanho de uma laranja ou, no máximo, de uma bola de futebol.  

— É um brilho equivalente, por exemplo, ao do planeta Vênus — afirma.

Segundo Justino, o meteoro flagrado pela estação estava sob o Oceano Atlântico, no Litoral de Santa Catarina, e se desfez antes de atingir a superfície. Fenômenos como este são frequentes, mas costumam ser de menor intensidade, diz ele. O brilho forte observado no episódio de agora é reflexo do tamanho do fragmento da rocha, um pouco maior que o comum.

— Esse fenômeno ocorre quando uma rocha espacial entra na atmosfera terrestre em alta velocidade e acaba ionizando, o que causa esse brilho. Esse brilho causa uma alta temperatura e consome essa rocha. Como não era tão grande não chegou a atingir o solo — explica. 

A imagem que registrou o meteoro bola de fogo caindo em Santa Catarina chama atenção por mais um motivo. No vídeo é possível observar um outro ponto iluminado no céu. De acordo com Justino é o planeta Júpiter.

Leia também

> SC vai ter pedágios em 24 rodovias estaduais; veja os locais

> Saúde de SC define regras para volta da torcida aos estádios; veja detalhes

> Satélite desenvolvido em SC deve ser lançado no início de 2022

Colunistas