O sábado foi de festa no bairro Valparaíso, em Blumenau. É lá, no alto do morro, que vive dona Maria Pradella. Ela reuniu a família, que não é pequena, para uma celebração inimaginável quando era jovem: o aniversário de 105 anos.

Continua depois da publicidade

– Eu acho que estou fazendo uns 90 anos – diz a senhora vaidosa para a filha.

O dia exato mesmo foi na quarta-feira (21), mas dona Maria escolheu o fim de semana para conseguir reunir a maior parte dos filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Nessa conta toda sabe quantas pessoas são? Acredite, 109.

Devota de Nossa Senhora Aparecida, ela nasceu em Brusque. Cidade que só deixou aos 63 anos, quando decidiu, junto com o marido, vir para Blumenau, onde já estavam os 10 filhos. Apesar do novo endereço, a vida sempre foi na roça.

Maria e Francisco, que morreu há 28 anos, sustentaram a família a partir das plantações de milho, feijão, aipim. Atualmente, a centenária vive com a caçula. Zélia Wilbert, de 62 anos, conta que tiveram uma vida muito humilde, mas com fortes laços de amor.

Continua depois da publicidade

– Ela veio morar comigo quando tinha 94 anos, depois que o meu irmão faleceu. Até então ela cuidava da casa sozinha e dele também, que estava doente. Agora é a minha vez de cuidar dela, de retribuir – comenta Zélia emocionada.

Destaques do NSC Total