nsc
hora_de_sc

Transporte público

Moradores cobram integração em linhas de ônibus no Norte da Ilha, em Florianópolis

Usuários do Terminal Integrado de Santo Antônio de Lisboa (Tisan) reclamam de demora na saída dos ônibus para o Centro da Capital

10/10/2019 - 06h05

Compartilhe

Por Guilherme Simon
transporte coletivo
Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana afirma que ajustará horários a partir da próxima segunda-feira (14)
(Foto: )

Moradores de Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Barra do Sambaqui, no Norte da Ilha de SC, em Florianópolis, estão descontentes com os horários das linhas de ônibus rumo ao Centro da cidade e cobram uma posição da administração municipal. A alegação é que reclamações já foram feitas, mas a prefeitura ainda não apresentou solução.

A moradora Magaly Papke afirma que a principal reivindicação é em relação à integração de horários dos ônibus no Terminal Integrado de Santo Antônio de Lisboa (Tisan). De acordo com Magaly, em horários pela manhã, no fim da tarde e durante a madrugada não há sincronia entre as linhas, e os usuários precisam esperar cerca de 30 minutos por um ônibus para a região central da cidade.

Os moradores do Norte da Ilha também pedem mais opções de horários durante os fins de semana.

— O problema se intensificou com as obras de pavimentação no Sambaqui, que provocou a mudança em horários das linhas e também nos itinerários. Já nos reunimos com representantes da prefeitura e do Consórcio Fênix, mas nada foi feito — comenta Magaly.

Ainda segundo ela, os moradores fizeram os primeiros contatos com a prefeitura no dia 20 de agosto e, no último dia 11 de setembro, entregaram um ofício à Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana com as reivindicações.

Secretaria promete ajustes

O secretário-adjunto de Transportes e Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva, afirmou na noite desta quarta-feira (9) que a pasta se comprometeu em cumprir a maior parte das reivindicações dos moradores durante uma reunião à tarde, sobretudo, as relacionadas a ajustes nos horários das linhas rumo ao Centro, para melhorar a sincronia no Tisan.

— Alguns horários serão ajustados em cinco minutos, outros em três minutos, para que o processo de integração ocorra. Parte deles, inclusive, já tinha sido alterada nos últimos dias, depois que as obras na região foram finalizadas. Agora, as novas mudanças devem começar a partir da próxima segunda-feira (14) — explicou o secretário-adjunto.

O secretário-adjunto também contestou que houve demora na resposta à demanda da comunidade por parte da prefeitura. Ele afirmou que a secretaria recebeu o ofício dos moradores há duas semanas e que, durante esse tempo, realizou estudos técnicos para verificar a viabilidade das mudanças propostas.

Manifestação nesta quinta-feira

Mesmo avaliando como positiva a reunião da tarde desta quarta, os moradores mantiveram a manifestação que estava programada para ocorrer nesta quinta-feira (10) para cobrar medidas da prefeitura.

— Marcaram a reunião de ontem para hoje. Foram acordadas várias questões, mas fica difícil confiar que eles vão realmente fazer. Por isso, vamos manter a manifestação para amanhã (quinta-feira) — comentou a moradora Doris Gomes.

Os moradores pretendem se reunir às 17h, em frente ao Tisan.

Leia também

Parte do Terminal Cidade de Florianópolis é interditada; veja o que muda nas linhas de ônibus

Caminhão da Comcap derruba parte do Terminal Cidade de Florianópolis

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas