nsc
santa

AVENTURA

Moradores de Blumenau e Itajaí desafiam o perigo em escalada inédita em rocha de SC

Trio subiu o paredão dos "Soldados Sebold", em Alfredo Wagner

25/06/2022 - 16h00

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Escalada e trilha ocorreram na Grande Florianópolis
Escalada e trilha ocorreram na Grande Florianópolis
(Foto: )

Três moradores de Blumenau e Itajaí fizeram uma escalada inédita em uma das chamadas rochas Soldados Sebold, em Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis. Para concluir a aventura, foram necessários três dias de “preparação”: subidas diárias para verificar como vencer os cerca de 100 metros de desafio.

> Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

Os montanhistas Carlos Souza, o Bebeto, Henrique Krueger, de Blumenau, e Rodrigo Vaz, de Itajaí, já acumulam feitos de arrepiar os mais medrosos, mas quiseram uma nova missão. Eles aproveitaram o feriado do dia 16 para chegar no cume até então intocado de uma das torres dos famosos Soldados de Sebold, formação rochosa que atrai semanalmente a visita de centenas de campistas em Alfredo Wagner.

Com uma vista exuberante, ao lado de uma das nascentes do Rio Itajaí-Açu, o trio precisou de três dias de investidas, subindo diariamente a íngreme trilha que dá acesso aos paredões rochosos.

— O trajeto da escalada ficou bastante heterogêneo, misturando diversos estilos e técnicas até alcançar o topo. Fixamos algumas proteções na rocha e utilizamos muitas peças denominadas “móveis” para evitar grandes quedas — conta Henrique.

Além desta, em outra torre que forma os “Soldados de Sebold” há outras duas vias de escalada, uma delas aberta em 2021 por Carlos, acompanhado de outros dois escaladores.

O local

Os “Soldados Sebold” são formações rochosas de arenito no Campo dos Padres. É ali que corre cristalino e cercado por árvores o Rio Lajeado.

Leia também

Mulher escapa da morte em Pomerode após vizinhos ouvirem gritos de socorro

Oktoberfest Blumenau procura espaço para instalar o parque de diversões

Animais ameaçados de extinção chegam a zoobotânico de Brusque

Colunistas