nsc
    dc

    PRESÍDIOS

    Moro confirma primeiro caso de coronavírus no sistema carcerário 

    Primeiro caso de preso com Covid-19 ocorreu no Pará e foi comunicado nesta quarta-feira (8)

    08/04/2020 - 19h09

    Compartilhe

    Por Folhapress
    Ministro confirmou ocorrência de caso em unidade do Pará
    Ministro confirmou ocorrência de caso em unidade do Pará
    (Foto: )

    Por Renato Onofre

    O ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou que o país registrou o primeiro caso de um preso com o novo coronavírus nesta quarta-feira (8). O caso foi registrado no Pará e comunicado ao Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

    De acordo com a Susipe (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) do Pará, o preso, que não teve a identidade revelada, cumpre pena em regime semiaberto no Centro de Progressão Penitenciário do Pará (CPPB), em Belém, e apresentou sintomas leves ao voltar a unidade.

    Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

    O plano de contingência do sistema prisional do estado foi acionado e o preso foi transferido para uma unidade, onde será isolado para cumprir com a quarentena prevista pelas autoridades sanitárias do Estado.

    Os internos que tiveram contato com o interno serão monitorados e avaliados por uma equipe médica e, havendo suspeita de gripe, serão postos em quarentena em outro pavilhão.

    Moro voltou a defender o isolamento de detentos como medida de prevenção à pandemia do coronavírus durante live feita com representante da AMB (Associação dos Magistrados do Brasil). As visitas no sistema prisional federal estão suspensas desde 15 de março.

    - A minha compreensão é que está havendo uma compreensão do sistema penitenciário e das famílias sobre a medida (isolamento social) necessária no momento - afirmou o ministro sobre as restrições às visitas.

    Moro tem falado que não há motivo para "terror infundado" em relação ao sistema penitenciário e que em outros países, como a Itália, o número de casos é mínimo.

    O ministro disse ainda não haver resistência à soltura pontual de presos em regime semi-aberto e de grupos de risco, desde que não representem riscos.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas