Morreu na noite deste sábado o ex-prefeito de Florianópolis Sérgio Grando. O político sofria há alguns anos de um câncer no estômago. Ele chegou a ser internado em setembro de 2016, porém havia retornado para casa. Nesta semana, no entanto,teve de voltar ao Hospital Baía Sul, na Capital, para tratar de uma desnutrição e anemia causadas pelo câncer. A informação do falecimento foi confirmada às 22h por Homero Gomes, ex-secretário da prefeitura da Capital.

Continua depois da publicidade

Grando tinha 66 anos e foi até hoje o único prefeito de esquerda eleito em Florianópolis. Ele governou a cidade entre 1993 e 1996, quando passou o comando da Capital para Angela Amin (PP). Grando foi vereador na década de 1980 e deputado estadual na década de 1990. Natural de Veranópolis (RS), veio ainda criança para Santa Catarina, onde comandou em 1992 uma Frente Popular, com partidos como PCB, PT, PSDB, PCdoB e outras legendas. Seu vice foi o atual vereador Afrânio Boppré (então no PT, hoje no PSOL).

Em sua gestão à frente da prefeitura, dedicou-se a políticas públicas voltadas à infância, aos pescadores e idealizou o Direto do Campo e o Réveillon das Luzes, que ocorre mais uma vez neste sábado. Também levou pela primeira vez o transporte público aos morros da cidade.

Foi candidato a senador em 1998 e novamente a prefeito em 2000 e 2004, porém foi derrotado ainda no primeiro turno em ambas as ocasiões. Grando também trabalhou como professor da antiga Escola Técnica, atual Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Continua depois da publicidade

O enterro será realizado no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, neste domingo, 1, em horário a ser confirmado.

Destaques do NSC Total