nsc
    dc

    Obituário

    Morre George Martin, produtor dos Beatles

    Considerado "o quinto Beatle", Martin tinha 90 anos

    08/03/2016 - 23h26 - Atualizada em: 21/06/2019 - 23h15

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Em foto tirada em fevereiro de 2008, George Martin (D) aparece ao lado de Ringo Starr na premiação do 50º Grammy Awards, em Los Angeles
    Em foto tirada em fevereiro de 2008, George Martin (D) aparece ao lado de Ringo Starr na premiação do 50º Grammy Awards, em Los Angeles
    (Foto: )

    Morreu na madrugada desta quarta-feira George Martin, 90 anos, produtor dos Beatles e considerado o "quinto" integrante do grupo. A notícia foi anunciada pelo ex-Beatle Ringo Starr, que usou seu perfil no Twitter para se despedir do amigo. A causa da morte de Martin ainda não foi divulgada.

    Martin nasceu em 3 de janeiro de 1926, em Londres. Aprendeu a tocar piano ainda jovem e, após a Segunda Guerra Mundial, trabalhou no Departamento de Música Clássica da BBC. Em seguida, mudou-se para a gravadora EMI. Passou boa parte do tempo produzindo registros para comediantes britânicos, como Peter Sellers, Dudley Moore e Bernard Cribbins.

    Conheceu os Beatles no início de 1962, e ajudou os quatro jovens a firmarem seu primeiro contrato com uma gravadora. A ajudou Ringo, Paul McCartney, John Lennon e George Harrison a alcançar o estrelato, com cerca de trinta canções chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido.

    — George Martin foi o responsável pelo que éramos no estúdio. Ele nos ajudou a desenvolver uma linguagem para falar com outros músicos — disse John Lennon em 1971, segundo reportagem publicada no site da Rolling Stone.

    Martin havia completado 90 anos em janeiro deste ano. Como homenagem, o colunista de ZH Roger Lerina listou sete grandes contribuições do "quinto beatle" para a história do quarteto e da música. Confira aqui.

    Morre o ‘Quinto Beatle’

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas