nsc
an

publicidade

Luto

Morre Marco Tebaldi, ex-prefeito de Joinville

Político de 61 anos estava internado na UTI de um hospital particular na cidade 

13/10/2019 - 20h14 - Atualizada em: 14/10/2019 - 20h27

Compartilhe

Cláudia
Por Cláudia Morriesen
Marco Tebaldi, ex-prefeito de Joinville
Marco Tebaldi, ex-prefeito de Joinville
(Foto: )

Morreu neste domingo (13) o ex-prefeito de Joinville Marco Tebaldi. Ele tinha 61 anos e estava internado no Hospital da Unimed, em Joinville. Há dois anos ele vinha lutando contra um câncer no pâncreas. Há pouco mais de dez dias foi submetido a um procedimento no canal da bílis. Com isso, contraiu infecção bacteriana e desde então estava na UTI. A morte foi confirmada às 19h10min. Tebaldi deixa três filhos e um neto. O velório ocorre nesta segunda-feira (14) a partir das 7h no Centreventos Cau Hansen. O sepultamento será no Cemitério Municipal às 17h.

Trajetória

Tebaldi foi vice-prefeito de Joinville entre 2000 e 2002, e prefeito entre 4 de abril de 2002 até 31 de dezembro de 2008. Assumiu o cargo após a renúncia de Luiz Henrique da Silveira, que concorreu ao cargo de governador, e foi reeleito prefeito em 2004 no primeiro turno. Também ocupou cargos como deputado federal, secretário estadual de educação, secretário municipal de habitação e presidente da Amae (Agência Municipal de Águas e Saneamento). Atualmente, era presidente do PSDB de Santa Catarina.

Em agosto de 2017, Tebaldi foi diagnosticado com câncer no pâncreas. Realizou uma cirurgia em 2018 para retirada do tumor. Em junho de 2019, sofreu um infarto e passou por cirurgia de desobstrução das veias do coração.

A Câmara de Vereadores de Joinville preparava a entrega do título de Cidadão Honorário de Joinville para o ex-prefeito em cerimônia prevista para 14 de outubro.

Familiares e amigos se despedem do ex-prefeito Marco Tebaldi

História e legado

Nascido no distrito de Capo-Erê, no dia 31 de janeiro de 1958, em Erechim (RS), Tebaldi estudou Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina, curso completado em 1984; e tinha pós-graduação em Hidrologia pela USP. No ano seguinte à formação, atuou como professor substituto na instituição nos cursos de Engenharia Civil e Sanitária e Ambiental na UFSC.

Chegou em Joinville em 1986, depois de ter passado em um concurso público da Prefeitura, e coordenou o projeto Mangue como chefe do Núcleo de Bacias Hidrográficas de Joinville. Em 1992, foi convencido pelo então deputado estadual Wittich Freitag a participar das eleições para a Câmara de Vereadores de Joinville. Foi o segundo vereador mais votado naquele ano e, logo depois de assumir, tornou-se Secretário Municipal de Habitação, cargo que ocupou até 2000.

Em 2000, foi vice-prefeito eleito com Luiz Henrique da Silveira. Assumiu a prefeitura em 2002, quando Luiz Henrique licenciou-se do cargo para concorrer a governador de Santa Catarina. Dois anos depois, concorreu a prefeito tendo Rodrigo Bornholdt como vice-prefeito, e foi eleito em primeiro turno.

Em 2012, concorreu novamente à Prefeitura e ficou em quarto lugar. Na época, era deputado federal — havia sido eleito em 2010 e foi reeleito em 2014. Licenciou-se do mandato em março de 2011 para assumir o cargo de Secretário da Educação do Estado de Santa Catarina, que ocupou por um ano, até março de 2012.

Após encerrar a última legislatura na mesma época em que obtia a aposentadoria pela Prefeitura de Joinville, Tebaldi foi eleito presidente estadual do PSDB em 4 de maio de 2019.

Na época, afirmou que tinha interesse para passar sua experiência a futuros líderes.

Estou disponível para ajudar e quero me dedicar à questão partidária, discutindo temas, aprofundando questões, montando chapas estratégias. Enfim, tenho uma boa experiência de pelo menos 30 anos na gestão partidária e muitos pleitos com êxito”, comentou ele, em janeiro de 2019.

Leia também:

Saiba qual foi o câncer que matou o ex-prefeito Marco Tebaldi e como fazer o diagnóstico

Confira mais notícias de Joinville e Região

Leia as últimas notícias do NSC Total Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Política

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade