nsc
    hora_de_sc

    Cuidados

    Morte de morcego com raiva acende alerta para a doença em Florianópolis

    Animal foi encontrado no bairro Córrego Grande. Pessoas, cães e gatos podem ser vacinados

    22/11/2019 - 14h49 - Atualizada em: 22/11/2019 - 15h53

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Vacina
    Aviso foi distribuído aos moradores da região do Córrego Grande, na Capital
    (Foto: )

    Um morcego diagnosticado com raiva foi encontrado morto no Córrego Grande, em Florianópolis, e acendeu o alerta para a doença na Capital. Medidas de controle estão sendo feitas pelo município através da secretaria de Saúde e acompanhadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC).

    Os órgãos de saúde divulgaram que estão aplicando a vacina antirrábica em pessoas que tiveram contato com o morcego e também cães e gatos que estavam em um raio de 300 metros do local em que o animal morto foi encontrado. O exame de diagnóstico da raiva foi confirmado pelo laboratório da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

    Segundo a Dive, o morcego é um dos principais transmissores da raiva no ciclo silvestre, então a recomendação é de que moradores que encontrem algum animal busquem o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Florianópolis. Não é recomendado que nenhum morador tente abater ou recolher um morcego por conta própria. A melhor medida para evitar a doença é vacinar cães e gatos.

    Os moradores podem se informar e tirar dúvidas com o CCZ através do telefone (48) 3338 9004.

    Quais são os sintomas da raiva?

    Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas aparecem após o período de incubação e duram em média de 2 a 10 a dias. A raiva é tratada como uma doença de alta letalidade para os humanos, mas tem tratamento. No ano de 2018, foram registrados 11 casos de raiva humana no Brasil — nenhum em SC.

    - Mal-estar geral;

    - pequeno aumento de temperatura;

    - anorexia;

    - cefaleia;

    - náuseas;

    - dor de garganta;

    - entorpecimento;

    - irritabilidade;

    - inquietude;

    - sensação de angústia.

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas