Engana-se quem pensa que o Campeonato Brasileiro de Motocross é disputado apenas por pilotos do Brasil. Espanhóis, portugueses, venezuelanos e equatorianos correm atrás do título, além, é claro, dos brasileiros. E neste sábado e domingo, as provas da 2ª etapa da competição serão na pista do Motódromo Marronzinho – João Paulino da Silva Júnior, no bairro Potecas, em São José, na Grande Florianópolis. As corridas também valem pela 3ª etapa do Estadual. São esperados mais de 250 pilotos.
Continua depois da publicidade
Considerado o principal campeonato de motocross da América Latina, o Brasileiro atrai pilotos de vários países. Um deles é o atual campeão nacional na principal categoria, a MX1, Jetro Salazar, do Equador. Essa classe é uma espécie de Fórmula-1 da modalidade.
— O nível do campeonato é muito alto, só perde para os Estados Unidos. Temos o maior campeonato da América Latina — salienta o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Firmo Alves, que enfatiza a grande presença de público. — Com todo respeito aos outros esportes, mas em público o Motocross só perde para o futebol, são cerca de 20 mil pessoas a cada etapa, já chegamos a ter 30 mil.
Brasileiro de Motocross volta a ser realizado em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Entre os catarinenses, destaque para Milton Becker, o Chumbinho, que é natural de Itapiranga, mas reside atualmente em Joinville. Ele subiu no lugar mais alto do pódio na corrida de abertura em duas categorias: MX4 e MX5. É o líder nas duas.
— Vou correr em casa, pelo meu Estado. Trabalhei bastante para esta etapa e espero somar pontos importantes e tentar seguir líder do campeonato, claro se possível uma pontuação máxima seria muito importante — projeta Chumbinho.
Na MX1, o paulista Eduardo Lima lidera após a vitória na etapa de abertura do campeonato, em Cornélio Procópio (PR), em junho. Jetro ocupa a vice-liderança e o espanhol Carlos Campano está em terceiro. Na MX2, Gustavo Pessoa (SP) está na frente, seguido por Leonardo de Souza (PR) e Fábio Santos (SP).
Continua depois da publicidade
SERVIÇO
A 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross e 3ª do Estadual é neste sábado e domingo no Motódromo Marronzinho – João Paulino da Silva Júnior, no bairro Potecas, em São José, na Grande Florianópolis (SC). A pista tem 1.600 metros com obstáculos diversos obstáculos para os pilotos.
Categorias em disputa: MX1 (principal), MX2, MX2JR, MXJR,MX3, MX4, MX5, 230cc, 65cc e 50cc.
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente ao custo de R$ 10,00 (para o sábado) e R$ 20,00 (domingo).
Postos de venda dos ingressos
Geração Yamaha – Via Expressa, km 3,5, bairro Capoeiras, Florianópolis.
Honda Amauri – Avenida Presidente Kennedy, 87, bairro Campinas, São José.
Moto Shop Racing – Avenida Salvador di Bernardi, 758, bairro Campinas, São José.
BR Motos – Rua Francisco Nappi, 357, bairro Ipiranga, São José.
AC Motos – Rua Francisco Roberto da Silva, 77, bairro Rio Caveiras, Biguaçu.
Dorvalino Motos – Avenida Bom Jesus de Nazaré, 826, bairro Aririu, Palhoça.