Se Santa Catarina lidera o ranking de infrações por embriaguez ao volante em rodovias atualmente, Florianópolis está em outra lista relacionada ao assunto. Segundo uma pesquisa de vigilância de fatores de risco do Ministério da Saúde, feita em 2017 e 2018, os moradores da capital catarinense estão na terceira posição do país entre as capitais quando o assunto é beber e dirigir. Na última edição da pesquisa, 12,1% dos entrevistados em Florianópolis assumiram que consomem álcool e pegam o volante. O número só é menor que o de Palmas (TO), com 14,2%, e Teresina (PI), 12,4%.
Continua depois da publicidade
Segundo os dados das multas da PRF em 2018, a maioria dos flagrantes nas rodovias ocorreu com motoristas em carros com placa de Santa Catarina. A proporção de visitantes de outros estados, no entanto, aumenta também nas multas por embriaguez em dezembro e janeiro — período de turismo intenso especialmente no Litoral catarinense.
Foi exatamente neste período que a PRF flagrou os únicos cinco veículos estrangeiros conduzidos por motoristas bêbados em 2018, dentro do universo das 5.241 autuações. Os cinco casos foram em Biguaçu e Itapema, sempre à noite.
Continua depois da publicidade