nsc
dc

Infância e adolescência

Mulher é detida por desacato durante eleição do Conselho Tutelar em Itajaí

Promotoria de Justiça registrou seis ocorrências e apreendeu material irregular

04/10/2015 - 14h55 - Atualizada em: 05/10/2015 - 09h06

Compartilhe

Por Redação NSC
Eleição do conselho Tutelar movimento Centro de Itajaí neste domingo
Eleição do conselho Tutelar movimento Centro de Itajaí neste domingo
(Foto: )

Mais de 6 mil pessoas compareceram às urnas neste domingo para eleger os próximos conselheiros tutelares de Itajaí. Pela manhã, uma mulher foi detida pela Polícia Militar depois de desacatar a comissão que fiscalizava a eleição. Conforme o promotor de justiça, Jackson Goldoni, a mulher estava com vários santinhos de um candidato e foi chamada para dar explicações na sala da comissão.

Ao sair do local, ela teria ofendido os profissionais, além de dizer que a comissão era parcial. A PM foi acionada e a mulher assinou um termo circunstanciado por desacato. Após a confusão, ela foi liberada.

Santa Catarina elege 1520 conselheiros tutelares neste domingo

A 4ª Promotoria de Justiça registrou pelo menos cinco ocorrências de boca de urna e uma de transporte irregular de eleitores - os casos ainda serão investigados pelo Ministério Público. Se forem confirmados os crimes, os envolvidos podem ter a candidatura impugnada.

A PM também prestou apoio à equipe da promotoria para verificar uma denúncia de distribuição de santinhos no Clube Almirante Barroso durante à tarde. No local, foi recolhido todo o material que estava sendo confeccionado: cédulas para pedir voto casado na eleição dos conselheiros. Ninguém foi detido.

Ao todo, 43 candidatos concorreram ao cargo de conselheiro tutelar do município. Até às 18h50 o resultado ainda não tinha sido divulgado. Esse é o primeiro ano em que a votação foi unificada, ou seja, todas as cidades do país elegeram seus representantes neste domingo. Os cinco conselheiros eleitos e Itajaí tomarão posse no dia 10 de janeiro e ficarão nos cargos pelos próximos quatro anos.

(Foto: )

Importância do voto

A cabeleireira Eni de Souza fez questão de sair de casa para votar neste domingo. Segundo ela, eleger bem os conselheiros é uma forma de colaborar com a melhoria da sociedade. A profissional conta ainda que escolheu seu candidato pelas propostas apresentadas. Para o motorista Alex Sandro da Silva, é importante eleger pessoas que possam dar um bom suporte a população dentro do Conselho Tutelar.

- Avaliamos a fundo o histórico dos candidatos para dar nosso voto - comentou, enquanto aguardava a mulher, que ficou quase uma hora na fila.

A demora também provocou reclamações de quem foi votar na sede da Apae, na Avenida Joca Brandão, Centro. Alguns moradores sugeriram que houvesse mais pontos para votação nos próximos anos.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Cotidiano

Colunistas