nsc

publicidade

Bora participar?

Mural em homenagem a Cruz e Sousa é inaugurado nesta quinta-feira em Florianópolis 

Lançamento será no Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina e terá leitura de poemas a partir das 18 horas 

11/07/2019 - 10h59 - Atualizada em: 12/07/2019 - 10h37

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
(Foto: )

Será inaugurado nesta quinta-feira (11) o Mural Cisne Negro, um trabalho assinado pelo artista Rodrigo Rizo em homenagem ao poeta catarinense Cruz e Sousa. A obra de pelo menos 900 metros quadrados está no paredão do Edifício João Moritz, localizado ao lado do Museu Histórico de Santa Catarina, no Centro da Capital (na região da Catedral Metropolitana e da Praça XV de Novembro).

O evento começa a partir das 18 horas no jardim do museu – o Palácio Cruz e Sousa, e será gratuito. Qualquer pessoa pode participar da noite cultural. O evento terá participação do ator João Batista Costa, o JB, que vai realizar uma performance e leitura de poemas de Cruz e Sousa. A expectativa é que o evento tenha duas horas de duração.

Como foi feito

Rodrigo Rizo contou com o apoio de um elevador externo para fazer os traços do poeta, que o levou a uma altura de até 30 metros. Desde o início de junho que o artista trabalha na obra. Toda em preta e branca, ela representa visualmente características marcantes na obra do poeta. Cruz e Sousa (1861 – 1898) é um ícone da literatura catarinense e foi precursor da poesia simbolista no Brasil.

Rodrigo Rizo durante os trabalhos no mural em homenagem a Cruz e Sousa
Rodrigo Rizo durante os trabalhos no mural em homenagem a Cruz e Sousa
(Foto: )

Aplicativo

A obra faz parte do projeto Street Art Tour que desenvolve um trabalho de valorização dos ícones culturais de Florianópolis. No aplicativo do Street Art Tour (disponível para iOS e Android), é possível mapear e organizar um roteiro para conhecer obras de arte urbana de grandes dimensões: um deles é o mural assinado pelo artista Thiago Valdi em homenagem a Franklin Cascaes, no edifício Atlas, localizado de frente para a esquina da rua Vidal Ramos com a Deodoro. Outra grande obra é o mural Leão da Terra, pintado por Rizo em paredão ao lado do edifício Ceisa Center, na avenida Osmar Cunha, também no Centro da Capital.

Além de registro e catalogação em plataforma digital de mais de 100 murais que compõem o acervo de street art de Florianópolis, a iniciativa prevê exposições, pintura de murais em grande formato, festivais, oficinas e debates.

Serviço:

O quê: lançamento do Mural Cisne Negro, obra do projeto Street Art Tour.

Quando: quinta-feira, dia 11, das 18h às 20h.

Onde: Jardim do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa - ao lado da Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis.

Quanto: gratuito

Deixe seu comentário:

publicidade