nsc
hora_de_sc

Cultura

Museu da Imagem e do Som e Museu Histórico de Santa Catarina estão abertos ao público

Espaços reabriram na última terça-feira, 19

20/01/2021 - 18h15 - Atualizada em: 20/01/2021 - 18h18

Compartilhe

Por Janaína Laurindo
Palácio Cruz e Sousa
Palácio Cruz e Sousa onde está localizado o Museu Histórico de Santa Catarina
(Foto: )

O Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis, e o e o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, no Centro Integrado de Cultura (CIC), estão novamente abertos ao público. Fechados desde o início da pandemia, os espaços reabriram seguindo os protocolos sanitários para evitar o contágio por Covid-19.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

No Museu Histórico de Santa Catarina as visitas serão guiadas com, no máximo, sete pessoas por grupo, a partir de um roteiro estabelecido. O agendamento poderá ser feito das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, na recepção ou pelo telefone (48) 3665 6363. As visitas ocorrerão de segunda a sexta, das 13h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h. 

> Oscar 2021: curta-metragem catarinense, Baile, concorre a uma vaga na categoria Live Action

No Museu da Imagem e do Som as visitas acontecem das 13h às 19h, de terça a domingo. Na entrada haverá medição de temperatura e controle do uso obrigatório de máscaras. Somente poderão entrar oito pessoas por vez e não será permitido tocar nos objetos expostos.

> O que é ser "cancelado" na internet? Entenda e veja famosos que já foram cancelados

Quem visitar o MIS/SC poderá conferir a mostra "O que Vem antes da nuVem", que estava em cartaz antes da pandemia. A exposição faz um passeio no tempo mostrando suportes, mídias e players que fizeram história no registro de vídeos, fotografias e músicas até o momento atual, com o advento da digitalização dos arquivos. Estarão expostas cerca de 50 peças que revelam como era feito o armazenamento e como eram os meios de reprodução antes do surgimento das chamadas "nuvens".

> BBB 21: Saiba qual o perfil oficial dos participantes nas redes sociais

Reabertura gradual

A Portaria nº 1001, publicada pela Secretaria de Estado da Saúde de 23 de dezembro de 2020, permite o funcionamento das instituições museológicas em todos os níveis de risco, definidos pela Avaliação do Risco Potencial para Covid-19 nas regiões de saúde. A Portaria determina que a lotação dos museus deve ficar entre 50% e 100%, variando de acordo com a avaliação de risco da região onde a instituição está localizada.

A autorização não obriga os espaços a reabrirem para o atendimento presencial, portanto, é imprescindível que o público confirme se o museu está funcionando normalmente antes de se dirigir ao local.

Colunistas