A ideia de uma menina que decide, por uma tarde, virar um menino ganha um ar divertido no espetáculo <em>O Menino Teresa</em>. Vencedor dos Prêmios APCA Melhor Cenário e FEMSA Melhor Atriz e Melhor Cenário, o musical infantil, segunda produção da premiada Banda Mirim – que completa dez anos de estrada em 2014 -, foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura para percorrer seis capitais brasileiras. Passou por Curitiba, Cuiabá, Porto Alegre, Goiânia, Brasília e agora chega a Florianópolis, com apresentações gratuitas no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho), nos dias 19, 20 e 21 de setembro – sexta às 14h30 e sábado e domingo às 16h.
Continua depois da publicidade
Com texto e direção de Marcelo Romagnoli, a peça traz a atriz Cláudia Missura no papel de Teresa, uma menina com muita convicção e ingenuidade, pronta para desvendar os mistérios que envolvem os costumes e hábitos do mundo masculino. Como em uma brincadeira de caça ao tesouro, a heroína organiza uma expedição e segue para o quarto escuro e abandonado dos meninos. Com uma vela na mão e na outra um mapa, Teresa aparece em cena com suas dúvidas e certezas, seus pensamentos e suas atitudes sobre as questões dos gêneros. “Curiosidade é a palavra que move a infância”, explica Romagnoli. “Em <em>O Menino Teresa</em>, discutimos gênero, trocamos identidades e ampliamos as possibilidades – isso através de uma menina que subverte a ordem ao entrar no quarto dos meninos.” No musical há somente mais uma personagem, representada pela compositora e instrumentista Tata Fernandes, que empunha uma guitarra, canta e ajuda a protagonista a entender o universo masculino.
Delicado e intimista, o espetáculo <em>O Menino Teresa</em> busca também, nesse desvendamento do masculino, o reencontro da menina com a figura paterna. Os mistérios do outro sexo são tratados de forma divertida e suave, onde vale mais a diversão do que as certezas dos adultos. Teresa descortina um mundo em que há mais igualdades do que diferenças – sempre anotando tudo no caderninho que leva no bolso, e no qual faz um detalhado “placar” entre os sexos. Trazendo os desafios da infância em investigar o mundo, o outro e a si mesmo, a peça é um convite para falar sobre a identidade e discutir os padrões – ou a falta deles. “Por isso, propomos um bate-papo com a plateia ao final das apresentações”, acrescenta o diretor.
Após ser adaptada para a linguagem televisiva para gravação de especial veiculado na TV Cultura e ter virado série de oito episódios no suplemento Folhinha, do jornal Folha de S.Paulo, a peça ganha sua versão em livro com o lançamento de <em>Os Mundos de Teresa</em>, de Marcelo Romagnoli, vendido depois das sessões.
<strong>Serviço</strong>
Continua depois da publicidade
<em>Musical Infantil “O Menino Teresa”</em>
Onde: TAC – Teatro Álvaro de Carvalho (R. Marechal Guilherme, 26 – Centro), em Florianópolis
Quando: Dias 19, 20 e 21 de setembro. Sexta às 14h30 e sábado e domingo às 16h.
Entrada franca
Classificação livre
Duração: 50 minutos