nsc
    nsc

    O Louro José adorou!

    Na Panela: Bolo de laranja com geleia, do Mais Você pra sua casa

    Esta é uma das receitas finalistas do concurso O Melhor Bolo Caseiro do Brasil

    05/12/2014 - 18h57

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    (Foto: )

    Esta semana estive lá na casa da Dona Maria Julia, em Palhoça, fazendo uma matéria sobre o melhor bolo caseiro do Brasil. Sim, gente, nossa "quase vizinha" venceu um concurso da Ana Maria Braga e teve seu bolo premiado. E eu fiz uma visitinha, provei e aprovei o bolo da Dona Maria. O prêmio foi merecido.

    Leia também:

    >> Na panela: pão de ló fofinho e gostoso, só pros melhores!

    >> Na Panela: Tarte tartin de maçã, uma sobremesa de novela

    >> Na Panela: Broa de polvilho com coco pra matar a saudade

    Porém, no programa da última sexta-feira, 5, a Ana Maria resolveu nos presentear com outra receita finalista do concurso, um bolo de laranja com geleia. Fiquei muito, super, hiper mega com vontade de experimentar, principalmente porque vai aveia na massa e eu tô aqui jurando que a receita é funcional. SQN!

    Bolo de laranja caseiro

    Ingredientes:

    2 laranjas pera média com casca

    ½ xícara (chá) de óleo

    3 ovos

    1 ½ xícara (chá) de açúcar

    1 xicara (chá) de farinha de trigo misturada com 1 xicara (chá) de farinha de aveia

    1 colher (sopa) de fermento em pó

    Para a geleia

    1 laranja pera com casca em pedaços pequenos (sem a tampa da parte de cima e da parte debaixo, sem os caroços e sem a parte branca que une os gomos)

    1 xicara (chá) de água

    ½ xicara (chá) de açúcar

    Modo de preparo:

    Lave bem as duas laranjas com casca. Com uma faca, corte uma tampa da parte de cima das laranjas e outra fatia da parte debaixo. Em seguida, corte as laranjas em quatro partes, retire as sementes e a parte branca do meio da laranja que une os gomos. Corte as laranjas em pedaços.

    No liquidificador, bata as laranjas. os ovos, o óleo e bata até dissolver a laranja. Com o liquidificador ainda ligado, acrescente o açúcar e bata. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo misturada com a aveia e bata bem até formar uma massa homogênea. Desligue o liquidificador, transfira a massa para uma tigela, junte 1 colher (sopa) de fermento em pó e misture.

    Coloque a massa em duas formas médias com buraco no meio, untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que a parte de cima dos bolos estejam douradas e ao enfiar um palito ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar.

    Geleia

    No liquidificador, coloque a laranja pera com casca em pedaços pequenos (sem os caroços e sem a parte branca que une os gomos), a água e bata bem até formar uma mistura homogênea. Desligue o liquidificador, transfira para uma panela, adicione o açúcar e leve ao fogo médio até formar uma geleia.

    Desenforme o bolo, cubra com a geleia e sirva em seguida.

    Dicas:

    Pra dar um ar "funcional" ao bolo, você pode ainda salpicar linhaça ou semente de girassol descascada.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas