nsc
nsc

pra galera do Dazaranha

Na Panela: Focaccia de alecrim tem destino certo

Receita fez parte do festival que premiou leitores com o kit Açoriano

12/12/2015 - 05h03

Compartilhe

Por Redação NSC
Mas não se confunda!
Mas não se confunda!
(Foto: )

A receita de hoje foi enviada por Imaruí - que não deixou sobrenome no email - pra participar do concurso de receitas do kit Açoriano.

:: Confira outras receitas do Na Panela

Apesar de não ter ficado entre as cinco finalistas, ela chamou muito a atenção pelo link com a música do Dazaranha, banda do nosso manezinho Darci, que é o garoto propaganda desta campanha do Junte & Ganhe.

O email começava assim: "E como já diria o Dazaranha, 'O alecrim, hortelã me confundem... o alecrim, o alecrim, o alecrim...'"

E se eu pudesse dar uma sugestão pro autor da receita seria: faz a coleção do kit Açoriano, porque tua focaccia vai ficar linda nele!

Focaccia de alecrim recheada com queijo

Ingredientes:

500g de farinha de trigo

315ml de água morna

11g fermento de padeiro seco

1 colher de sopa de açúcar

1/2 colher de sopa de sal fino

3 colheres de sopa de azeite

alecrim fresco

sal grosso

azeite

150g de queijo fatiado

Modo de fazer:

Comece por dissolver o fermento na água morna. Acrescente o açúcar, o sal fino e o azeite. Mexa tudo.

De seguida, polvilhe a bancada com farinha e trabalhe a massa com as mãos durante 10 minutos. Coloque a massa dentro de uma taça untada com azeite e tapada com um pano úmido. Deixe-a levedar durante cerca de uma hora num local de temperatura amena (por exemplo, dentro do forno fechado e desligado).Depois unte um tabuleiro de ir ao forno com azeite, deite sobre ele metade da massa e espalhe-a com os dedos.

Cubra a massa com as fatias de queijo e sobre elas coloque a outra metade da massa. Volte a espalhar a massa com as pontas dos dedos criando concavidades.

Passe por água alguns ramos de alecrim. Retire as folhas, regue-as com azeite, acrescente o sal grosso .Espalhe o alecrim sobre a massa, salpique com um pouco de azeite, e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 minutos.

Colunistas