nsc
nsc

Criatividade na cozinha

Na Panela: Pizzatone para antes e depois do Natal

Receita ensina a fazer a massa de panetonne em formato de pizza

28/11/2015 - 05h06

Compartilhe

Por Redação NSC
Cobertura fica ao seu gosto!
Cobertura fica ao seu gosto!
(Foto: )

Eu sei, tá cedo pra gente começar a falar na ceia do Natal, sobre o que fazer com os restos de panetone ou do peru. Mas, assim, esta não precisa ser uma receita de Natal nem ser feita com restos. Você pode querer, simplesmente, inovar e, pra isso, uma pizza de panetone vai muito bem, certo?

:: Confira outras receitas do Na Panela

Não se preocupem, fazer panetone não é um bicho de sete cabeças. Ano passado mesmo perdi esse medo. Olha, fiz tanto panetone no Natal que, perto do Carnaval ainda tinha alguns congelados em casa.

A receita de hoje foi desenvolvida pelo chef Ronaldo Ayres, criador do CTP - Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas no Brasil.

Pizza de Panetone

:: Ingredientes da massa

1kg de farinha de trigo

300g massa de panetone

5g de fermento biológico seco

50g açúcar

50ml de óleo de girassol

690ml de água gelada

:: Cobertura de cada pizza

300g creme de confeiteiro

1/2 litro de leite

150g frutas cristalizadas

150g uvas passas

Cerejas, pêssego e frutas em calda

:: Modo de preparo

Em uma batedeira, misture a farinha de trigo com a massa de panetone e o fermento por um minuto. Acrescente água gelada e o óleo de girassol e bata por mais 10 minutos. Separe a massa em bolinhas de 350 gramas e coloque em vasilhas untadas com óleo, tampe e deixe descansar por, no mínimo, 30 minutos. Abra as bolinhas em discos de 35cm. Pré-asse a massa por aproximadamente quatro minutos em 280°C no forno convencional. Reserve. Leve ao fogo o leite e o creme de confeiteiro e mexa até engrossar. Acrescente as frutas e cubra a massa com o creme. Leve novamente ao forno por dois minutos a 280ºC. Decore com frutas em calda.

Dicas:

A cobertura da pizza é muito pessoal, vale colocar frutas, chocolate, sementes e o que mais você preferir.

Ainda existe a possibilidade de colocar as frutas cristalizadas na massa antes de pré-assar.

A massa de panetone é facilmente encontrada em casas de produtos de confeitaria. Ela também pode ser feita em casa, mas dá trabalho (confesso que as minhas tentativas foram frustradas).

Colunistas