nsc
    nsc

    Matando a saudade de Avenida Brasil

    Na Panela: Tarte tartin de maçã, uma sobremesa de novela

    Torta de maçã é simples, fácil e elegante

    01/11/2014 - 05h06

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Delicie-se!
    Delicie-se!
    (Foto: )

    Vi essa receita hoje num programete de culinária que eu adoro! Aliás, eu e minha filha Camilla, porque ele é bem didático. Ai, no último episódio ela deu uma receita super fácil de Tarte Tartin de Maçã. Na hora lembrei da Nina, de Avenida Brasil, que preparava essa sobremesa pro Tufão, lembram? Ai, que saudade que bateu de uma boa novela... Não que Império esteja deixando a desejar, mas vilã como Carmen Lúcia é pra gente guardar pro resto da vida, né? Bom, quem é noveleiro sabe do que eu tô falando. Por isso, apesar de ainda não ter colocado a mão na massa na hora de preparar essa delícia, divido com vocês minha saudade e meu desejo. Assim, quem sabe alguém faz e me convida pra comer... Dona Adelaide, quando vamos mesmo tomar um café?

    Tarte Tartin de Maçã

    :: Ingredientes:

    Para a massa:

    1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

    150 g de manteiga sem sal

    1 ovo

    2 colheres (sopa) de açúcar

    Para o recheio:

    De 6 a 8 maçãs

    Água

    1 colher (sopa) de suco de limão

    Para o caramelo:

    3 xícaras (chá) de açúcar

    1 xícara (chá) de água

    1 colher (sopa) de manteiga picadinha para colocar sobre as maçãs cozidas

    :: Modo de preparo:

    Para a massa: Numa tigela, junte a farinha de trigo e 150 g de manteiga sem sal. Amasse os ingredientes até obter uma farofa. Acrescente o ovo e 2 colheres (sopa) de açúcar, misture com as mãos até obter uma massa homogênea (se necessário acrescente um pouco de água). Faça uma bola, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo.

    Para as maçãs: Descasque as maçãs, corte-as em quatro partes e retire as sementes. Mergulhe as maçãs numa vasilha com água e 1 colher (sopa) de suco de limão para que não escureçam. Reserve.

    Para o caramelo: Faça o caramelo numa forma redonda de 24 cm de diâmetro com 3 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de água. Deixe em fogo brando por 20 ou 25 min até obter um caramelo.

    Para a montagem: Sobre o caramelo feito na forma, distribua os gomos de maçã, mas deixe-os bem juntinhos. Tampe e leve ao fogo médio por 20 min até as maçãs cozinharem. Coloque a manteiga picadinha sobre as maçãs cozidas e continue o cozimento (por cerca de 20 min), até o caldo das maçãs praticamente evaporar e virar um caramelo firme. Retire a forma do fogo e espere amornar. Ajeite a massa sobre as maçãs. Leve a forma ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 45 min ou até a superfície ficar dourada. Retire do forno e aguarde cerca de 10 min. Desenforme ainda quente.

    Dicas:

    > Se você não quiser ter trabalho com a massa, não precisa. Basta ir ao supermercado e comprar 400g de massa folhada congelada. Retire-a da geladeira duas horas antes de utilizar.

    > Os benefícios da maçã para a saúde: redução do colesterol; redução do risco de inúmeros cânceres; Ação antioxidante; é uma escova de dente natural; fonte de fibra; baixa caloria; reduz o risco de doenças cardiovasculares e prisão de ventre.

    Leia também:

    >> Na panela: Aprenda a fazer ostras gratinadas

    >> Na Panela: Aprenda a fazer Gnocchi de mandioquinha com calabresa

    >> Na Panela: Receitas funcionais pra uma vida saudável

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas