Eleito novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) por unanimidade, Julio Garcia (PSD) conversou com a imprensa em breves intervalos entre um e outro cumprimento que recebeu na longa fila que se formou no plenário para parabenizá-lo.
Continua depois da publicidade
Destacou a forma como ocorreram as conversas até a eleição e reforçou a postura de independência e harmonia da Alesc com o Executivo, com promessa de votar o que for melhor para o Estado.
Como o senhor avalia esse retorno à presidência da Alesc pela terceira vez?
Nos outros dois mandatos eu tinha já com bastante antecedência a expectativa da vitória. Nesse não, aconteceu em cima. Estava viajando para o exterior, cheguei quase no final dos trabalhos da Assembleia, depois vem férias e foi uma cosia muito rápida e surpreendente para mim. Mas muito mais do que a eleição, muito mais que os 40 votos que recebi, (valorizo) a forma como eles foram conquistados, numa eleição e entendimento 100% republicanos, todas as conversas havidas foram publicáveis, não houve conchavo, negociação, não houve nada, compromisso nenhum para frente. Isso que engrandece a Assembleia.
Qual será a postura e relacionamento da Assembleia com o Executivo?
Continua depois da publicidade
A relação da Alesc com Executivo na forma constitucional: independência e harmonia. Nós vamos ajudar em tudo que for bom para Santa Catarina, não tenha dúvida disso. Aqui vamos analisar os projetos. O que for bom para SC a Assembleia vai aprovar, o que tiver que mudar a Assembleia vai mudar e o que tiver que rejeitar, vai rejeitar. Aqui não vai ser uma casa de carimbo dos projetos do governo. Será uma Casa de análise dos projetos, mas tudo vai ser feito respeitosamente e com harmonia.
Será agilizada a formação das comissões, visto que muitos vetos precisam ser votados antes da reforma administrativa?
Vai ser tudo nos prazos regulamentares e regimentais. A partir de semana que vem, os partidos vão começar a indicar os membros. Essa indicação não depende só do presidente, mas os líderes vão fazer e agilizar e vamos cumprir todos os prazos.
Já teve algum contato com o governador desde que iniciou as conversas para o senhor ser o presidente?
Continua depois da publicidade
Não, o governador não tratou com ninguém ainda de projetos. Eu tive só uma conversa com o governador entre a eleição e a posse dele, amistosa, de conhecimento, nada alem disso. Agora que a Assembleia tomou posse as conversas vão começar, tenho certeza. Não dá para fazer maioria sem conversar.
A Assembleia tem nomes da "nova" e da "velha" política. O senhor vai usar a experiência para intermediar essa situação?
Não existe nova e velha política, isso é bordão de campanha. A política é uma só, ou se faz bem ou se faz mal. Quem faz bem deve continuar, quem faz mal deve ir para casa porque prejudica muito a sociedade.