nsc

publicidade

Tech Power

Não há inovação sem diversidade  

Atualizar o processo seletivo para dar oportunidades às minorias é uma das atitudes mais importantes que aplicamos para melhorar a produtividade e evitar a rotatividade

08/08/2019 - 15h20

Compartilhe

Por Tech SC
Atualizar o processo seletivo para dar oportunidades às minorias é uma das atitude importante
(Foto: )

Por Caroline Schmitz

Como uma parte responsável pela empresa e a frente da área de pessoas, uma reflexão não sai da minha cabeça: “invisibilidade não é sobre não existir, mas sim sobre negar existências”. No meu papel de empregadora e cidadã, penso diariamente nisso e no que estou fazendo para dar espaço a mais pessoas para existirem.

Sabe-se que diversidade anda lado a lado da inovação. Oferece perspectivas variadas capazes de gerar soluções mais completas e produtos eficazes. Sem dúvida, este é um diferencial competitivo. Para se ter uma ideia, a pesquisa de 2019 do Stack Overflow, focada no perfil dos desenvolvedores no mundo, mostra que 91,7% deles são homens, 7,9% mulheres e 1,2% não binários, genderqueer.

Os números revelam ainda que 93% deste grupo é formado por héteros e 70,8% brancos. Estes percentuais deixam claro que há um perfil dominante, que não condiz com as estatísticas mundiais em que a maioria da população é feminina e, no caso do Brasil, negra.Por isso, é nosso papel colocar holofotes nas incoerências e sermos os primeiros a estranhar.

Hoje, no setor tecnológico, as oportunidades de emprego existem. É só ver a quantidade de vagas abertas. Mas como atrair talentos de perfis variados, contratá-los e mantê-los satisfeitos, com vontade de criar e produzir? Na Cheesecake Labs fortalecemos sempre os nossos valores, que estão centrados no respeito às pessoas e acolhimento às diferenças.

Atualizar o processo seletivo para dar oportunidades às minorias (de representatividade, e não de números como vimos na incoerência acima) é uma das atitudes mais importantes que aplicamos para melhorar a produtividade e evitar a rotatividade. Isso quer dizer: mudar a divulgação de vagas, com texto inclusivo e em locais acessíveis a todas e a todos. Nossos colaboradores também são incentivados a se tornarem figuras atuantes na comunidade, mostrando, pelo próprio exemplo, que a empresa tem espaço para a inclusão. Também colocamos em prática ações que criem um ambiente acolhedor a estas diferenças. Portanto, oferecer acessibilidade, abrir canais de comunicação e garantir oportunidade reais de crescimento na carreira são essenciais.

​​Tech SC: acompanhe as principais notícias sobre tecnologia em Santa Catarina ​​

* Caroline é diretora de gestão de pessoas na Cheesecake Labs. Ela foi convidada pela Tech Power para escrever sobre sua experiência como gestora e recrutadora na empresa. A Tech Power é uma iniciativa que busca ampliar a participação e liderança feminina no setor tecnológico da Grande Florianópolis por meio da comunicação. O projeto foi criado por mulheres que trabalham na Dialetto, empresa de assessoria de imprensa e marketing digital especializada em tecnologia. Saiba mais.

Deixe seu comentário:

publicidade