O verão está aí e as opções de lazer ao ar livre são sempre boas. Ainda mais quando elas incluem bons espaços para relaxar, ler um bom livro, fazer um gostoso piquenique e ainda incentivar o contato com a natureza. Agora vai o melhor de tudo: tudo isso de graça! Gostou? Então, não perca tempo e leve a família e os amigos para curtirem um dia no Jardim Botânico de Florianópolis. 

> Em 2022, Florianópolis realizou coleta e compostagem de mais de 7,5 mil toneladas de resíduos orgânicos

O Parque Jardim Botânico de Florianópolis ocupa uma área de 19 hectares, no bairro Itacorubi. O lugar foi inaugurado em 2016 para ser uma boa opção de passeio ecológico na região central da Capital Catarinense.

Assim que os visitantes chegam no lugar já podem avistar o lago, com uma pequena trilha ao seu redor que leva a outras áreas do parque.

Na área central do parque, há diversas mesas e cadeiras. Como é permitido entrar com comidas, a sugestão é levar opções para um bom piquenique.

Além disso, há uma horta comunitária de referência no parque, onde é possível aprender na prática como fazer compostagem; tem espaços temáticos como o jardim rochoso e cactário, jardim dos girassóis, roseiral e o redário. Além disso, o Arboreto Fritz Müller é uma atração à parte, onde estão plantadas diversas plantas que o naturalista estudava. 

Eventos 

Aos finais de semana são promovidos eventos como exposições, espaços de contemplação e atividades físicas; atividades e ações de educação ambiental; visitas guiadas;  e doação de mudas. 

Atualmente, está acontecendo a Exposição Lúcia Helena de fotografia criativa “Desbravando Universos Fantásticos”. Já nos meses de fevereiro e março o Jardim contará com a  exposição “Fragmentos de Diversidade – Uma Fotoperformance” por Chrislen” e com o retorno do evento “Cultura Mané”, onde os visitantes podem ter contato com atividades da cultura açoriana, como o boi-de-mamão, por exemplo. O evento é uma ótima opção para as crianças, que ficam encantadas com os personagens. 

Também no sábado, dia 28, acontece a Vivência na hora do Jardim Botânico de Florianópolis. Os visitantes aprendem a como manusear as plantas e as técnicas de adubar o solo e do plantio. É literalmente a hora de botar a mão na terra, ampliar os conhecimentos e ter contato com a natureza. 

Continua depois da publicidade

Hortas e plantas

Na horta agroecológica há diversos vegetais, verduras, frutas nativas e panc’s (plantas alimentícias não convencionais) como: salsinha, cebolinha, couve, alfaces, rúcula, almeirão, manjericão, mamão, banana, gabiroba, palmito juçara, araçá, pitanga, pitaya, chuchu, abóbora, peixinho e capuchinha. São aproximadamente 60 espécies diversas em uma área de 250 metros quadrados. 

Já a mandala medicinal do Jardim Botânica conta com 80 espécies catalogadas que servem de matrizes para a produção de mudas para as hortas comunitárias e os centros de saúde municipais. No local há Manjerona, Manjericão, Manjericão Roxo, Orégano, Erva Cidreira, Carqueja, Tansagem, Arnica, Ora Pró Nóbis, Capuchinha, Peixinho, Vinagreira, Penicilina, Erva Baleeira, Espinheira Santa, Boldo, Açafrão, Babosa e Hortelã. 

Cactário Jardim Rochoso (Foto: Divulgação)

Além disso tudo, mais três estruturas foram recentemente implantadas e agora o Jardim Botânico conta também com plantações de tomate cereja, tomate cereja preto e tomate preto. 

Para conferir tudo isso de perto e com direito a guia, o visitante pode procurar os educadores ambientais da Prefeitura Municipal de Florianópolis, que explicam tudo sobre as plantas, inclusive como fazer para ser um voluntário da horta, através da SOMAR Floripa.

Continua depois da publicidade

Compostagem

A compostagem passou recentemente a funcionar como um ponto de entrega voluntária de orgânicos. Dessa forma, os moradores do entorno podem levar seus resíduos orgânicos para alimentação da compostagem didática do jardim que acontece em leiras, caixas d’água e minhocários. 

Os resíduos orgânicos produzidos no Jardim Botânico também são compostados no local.  

Novidade

A partir de março, a novidade do Jardim Botânico será a “Feira de Produtos Orgânicos” que acontecerá aos sábados à tarde em parceria com o Cultiva Floripa. O Cultiva é um programa voltado ao desenvolvimento da agricultura, com o objetivo de trazer à população do município de Florianópolis a consciência de uma alimentação saudável, de qualidade biológica superior, melhoria da qualidade de vida através da promoção da saúde, bem-estar, estímulo à compostagem, valorização de atitudes sustentáveis e aproveitamento de espaços públicos para socialização.

 O Programa em parceria com a Rede Ecovida de Agroecologia através do Núcleo Litoral Catarinense e Grupo Flor do Fruto trará ainda mais diversidade, socialização e saúde para o Jardim trazendo a “feirinha de orgânicos”. O Núcleo é composto por 10 famílias, sendo 9 famílias da Grande Florianópolis que  destacam-se pelas estratégias de comercialização dos produtos através do Sistema Participativo de Garantia (SPG) que contempla o processo da Certificação Orgânica Participativa, realizado em todas as etapas exclusivamente por agricultores/as. 

Nesse projeto o Jardim Botânico será instrumento facilitador para encurtar o caminho do consumidor até os alimentos saudáveis orgânicos e agroecológicos, proporcionando uma relação de comércio mais justa e conectada com a proposta de valorização das boas iniciativas. 

Continua depois da publicidade

Acesse o site da Prefeitura Municipal de Florianópolis e saiba mais.

Leia também

Caixas coletoras de bitucas são instaladas em Florianópolis

Floripa Tem chega a sua 15ª edição com programação gratuita entre os dias 04 de fevereiro e 04 de março

Programa Bairro Educador oferece colônia de férias para crianças e adolescentes de Florianópolis