nsc
    santa

    SETERB APRESENTA

    No trânsito o sentido é a vida: Blumenau tem programação completa para o Maio Amarelo

    Campanha organizada pelo Seterb foca nas principais causas de acidentes, como o excesso de velocidade, uso de celular no trânsito e a mistura de álcool e direção

    14/05/2019 - 15h27

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Não beba e dirija
    Pare! Beber e dirigir é crime
    (Foto: )

    O Maio Amarelo é um movimento que acontece anualmente ao redor do mundo desde de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou que esta seria a “Década de Ação Para Segurança no Trânsito”. A campanha busca promover um trânsito mais seguro e consciente e a escolha do amarelo, além de ser o tom das sinalizações de advertência comumente visto nas ruas, é mundialmente entendido como a cor da atenção.

    Em Blumenau, as atividades do Maio Amarelo estão sendo organizadas pela Prefeitura, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) e secretarias de Defesa do Cidadão (Sedeci) e Educação (Semed), e entidades e instituições do município. A cidade tem como meta zerar o número de mortes no trânsito e a promoção de eventos focados no assunto pode ajudar a concretizar esse sonho. Para isso, serão abordadas as três principais causas de acidentes ao longo da campanha:

    1 - Excesso de velocidade

    Cerca de 3.400 pessoas morrem todos os dias nas estradas mundialmente, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). E a velocidade do veículo influencia diretamente no risco de colisão, na gravidade do acidente e na probabilidade de morte.

    O relatório aponta que a cada 1% de aumento de velocidade média gera uma chance 4% maior de um acidente fatal. Já a redução de 5% na velocidade pode representar até 30% menos fatalidades na estrada.

    E os pedestres também são afetados pela velocidade: em uma colisão a 65km/h, o risco de morte é 4,5 vezes maior do que a 50km/h. Outro dado alarmante é que a chance de morte no impacto entre dois carros que estão a 65km/h é de 85%.

    2 - Embriaguez no trânsito

    Prefeitura de Blumenau apresenta:

    Não beba e dirija

    De todas as mortes no trânsito do mundo, estima-se que de 5% a 35% delas sejam causadas pela mistura de álcool e direção, de acordo com a OMS. Dirigir depois de beber aumenta significativamente o risco e severidade do acidente. Independentemente da quantidade, o consumo de bebidas alcoólicas prejudica a habilidade e o julgamento do motorista.

    A Lei Seca, aprovada em 2008, tem se mostrado muito eficaz na conscientização dos motoristas. De acordo com a Escola Nacional de Seguros, mais de 41 mil mortes foram evitadas devido a legislação entre 2008 e 2016.

    3 - Uso do celular

    Prefeitura de Blumenau apresenta:

    Uso do celular no trânsito

    Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a distração provocada pelo celular aumenta em quatro vezes o risco de acidentes no trânsito. No Brasil, o uso de smartphones no volante é a terceira maior causa de fatalidades nas estradas.

    É importante lembrar que, por mais que possa não parece perigoso, desviar o olhar da estrada para responder uma mensagem no Whatsapp ou olhar algumas fotos no feed do Instagram, à uma velocidade de 80km/h, equivale a dirigir um campo de futebol inteiro de olhos fechados. E essa distração pode ser fatal.

    Programação especial

    Em busca de conscientizar cada vez mais sobre os cuidados ao volante, a Prefeitura de Blumenau, bem como entidades e instituições da cidade, lançam a programação especial para o Maio Amarelo. Serão diversas atividades, entre elas blitze educativas, palestras, exposição e simulado de acidente de trânsito.

    Confira aqui cronograma completo e participe.

    Conteúdo patrocinado pelo Seterb e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas