nsc
an

publicidade

Para todos

Noite de Gala do Festival de Dança terá audiodescrição para cegos

A acessibilidade é foco desta edição do evento, que já conta com outros iniciativas para incluisão do público

28/07/2014 - 13h48

Compartilhe

Por Redação NSC
Entre as opções para acessibilidade está o guia da programação em braille
Entre as opções para acessibilidade está o guia da programação em braille
(Foto: )

Neste ano diversas ações de acessibilidade, inclusão e inserção social estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Festival de Dança de Joinville. Na Noite de Gala, nesta segunda-feira, às 20 horas, será realizada uma iniciativa inédita. Haverá a audiodescrição do espetáculo da Noite de Gala, com apresentação do Balé da Cidade de São Paulo, para um grupo de cegos que irá assistir ao espetáculo em dois camarotes do evento, acompanhados por profissionais da Ajidevi - Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais.

O serviço será executado por uma profissional de audiodescrição, Lívia Maria Villela de Mello Motta, de São Paulo. Este trabalho está sendo desenvolvido desde junho e também conta com o apoio de pessoas que vivem, na prática, as dificuldades enfrentadas pela falta da visão, como Thiago Arthur Cunha (deficiente visual). Ele assessora a equipe de produção do Festival de Dança, com orientações sobre adaptações necessárias e necessidades específicas destes públicos.

- A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, como: peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras, musicais, óperas, desfiles e espetáculos de dança; eventos turísticos, esportivos, pedagógicos e científicos tais como aulas, seminários, congressos, palestras, feiras e outros, por meio de informação sonora - explica Lívia.

Para auxiliar os deficientes visuais, a organização do evento também produziu uma versão compacta e especial em braile (impresso) do Guia do Festival e disponibilizou o conteúdo em áudio.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Entretenimento

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade