Sofrido, nos últimos instantes, na insistência. Assim foi a classificação do Figueirense para a terceira fase da Copa do Brasil. A equipe alvinegra teve dificuldade para passar pelo Oeste na noite desta quarta-feira, no Orlando Scarpelli. Mas puniu a tentativa do clube paulista em levar a definição para os pênalti quando a partida estava empatada. Aos 46, Jorge Henrique levantou na área e o zagueiro Cleberson foi no último andar para desviar de cabeça, decretar o 2 a 1 e colocar o Figueira na etapa seguinte do torneio nacional.
Continua depois da publicidade
O próximo adversário do Alvinegroserá o vencedor do duelo entre Botafogo-PB e Atlético-MG. Na terceira fase os times se enfrentam em jogos de ida e volta. Na retomada do Campeonato Catarinense, o Figueirense encara o Criciúma, fora de casa, pela 10ª rodada. O duelo está marcado para as 17h de domingo, no Heriberto Hülse.
Ouça os gols pela narração de Paulo Branchi:
Gol de André Luis e gol de Cleberson.
Jogo controlado pelo Figueirense no início. Quando fez um pouco de força, deu de cara com as redes. Aos 19 minutos, a dobradinha Lazaroni e João Paulo deu certo pelo lado esquerdo. Envolveram a defesa até que João Paulo rolou para o meia da área porque sabia que nela estava o artilheiro alvinegro. André Luís apenas escorou para abrir o placar. Porém, a vantagem parcial relaxou o time da casa gradativamente. Tanto que 10 minutos depois, Leonardo tinha a bola e espaço para rolar a redonda açucarada e Raphael Luz encher o pé e o barbante alvinegro no empate.
Continua depois da publicidade
O Figueira passou a ser pressionado. O goleiro Denis apareceu bem pelo menos duas vezes para assegurar que o primeiro tempo terminasse em 1 a 1. Os visitantes mantiveram a agressividade na volta do descanso. O Alvinegro tinha dificuldade para conseguir armar jogadas de ataque pela rápida recomposição do adversário. Por isso o técnico Milton Cruz queimou duas trocas aos 13: saíram João Paulo e Renan Mota para as entradas de Jorge Henrique e Gustavo Ermel, que reestreou depois de período no futebol português.
Porém, depois das mudanças foi o Rubrão que quase chegou ao fundo das redes. Depois de batida de escanteio, Lídio desviou no canto direito e Denis voou para fazer uma grande defesa. O Oeste continuava dono das ações ofensivas. A situação ficou mais complicada na metade da etapa, quando Betinho não conseguiu mais seguir em campo, possivelmente lesionado. Era dele o melhor passe na saída de jogo.
Passados os 30 minutos, o Figueira voltou a pressionar, até porque o Oeste abdicou de atacar, esperando pelas penalidades máximas. Foi arrasado pela insistência do Figueirense. Já nos acréscimos, Jorge Henrique levantou na área e Cleberson foi no alto para desviar para as redes e garantir a classificação alvinegra.
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE
Denis; Samuel Santos, Nogueira, Cleberson e Guilherme Lazaroni; Zé Antônio, Betinho (Pereira), Renan Mota (Gustavo Ermel), Felipe Amorim e João Paulo (Jorge Henrique); André Luís. Técnico: Milton Cruz.
Continua depois da publicidade
OESTE
Junior Souza; Willian Cordeiro, André Vinícius, Leandro Amaro e Conrado; Lídio, Betinho (Daniel Gigante) e Wallace Bonilha; Raphael Luz, Nicolas Careca (Pedrinho) e Leonardo (Marion). Técnico: Roberto Cavalo.
GOLS: André Luís, aos 19 do primeiro tempo, e Cleberson, aos 46 do segundo tempo (F). Raphael Luz, aos 29 do segundo tempo (O).
CARTÕES AMARELOS: Cleberson, Jorge Henrique, Lazaroni e Nogueira (F). Betinho, Leandro Amaro e Lídio (O).
ARBITRAGEM: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI), auxiliado por Alisson Lima Damasceno (PI) e Márcio Iglésias Araújo Silva (PI).
Continua depois da publicidade
BORDERÔ: não informado
LOCAL: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.